Domingo, 08 de Dezembro de 2024
27°

Tempo nublado

Ubá, MG

Geral Trabalho

Proposta para acabar com a jornada de trabalho 6x1 ganha força nas redes sociais

Proposta visa flexibilizar a jornada de trabalho e garantir mais qualidade de vida para os trabalhadores.

11/11/2024 às 11h13 Atualizada em 14/11/2024 às 11h52
Por: Scarlett Gravina
Compartilhe:
Foto: Reprodução da Internet
Foto: Reprodução da Internet

A proposta de extinção da jornada de trabalho 6x1 — seis dias trabalhados para um dia de descanso — movimentou as redes sociais neste domingo (10), alcançando o topo dos assuntos mais comentados na plataforma X, antigo Twitter. O tema ganhou destaque após a deputada Érica Hilton (PSOL-SP) apresentar uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) na Câmara dos Deputados, com o objetivo de alterar as regras da jornada de trabalho e garantir mais folgas semanais para os trabalhadores.

Érica Hilton tem utilizado as redes sociais para mobilizar apoio de outros parlamentares e avançar com a proposta. A PEC precisa de 171 assinaturas para ser oficialmente apresentada e, até o momento, já conta com metade do apoio necessário. Segundo a deputada, o modelo 6x1 é prejudicial à qualidade de vida do trabalhador. “Isso tira do trabalhador o direito de passar tempo com sua família, de cuidar de si, de se divertir, de procurar outro emprego ou até mesmo se qualificar para um emprego melhor. A escala 6x1 é uma prisão... é incompatível com a dignidade do trabalhador”, declarou Hilton.

A proposta também conta com o apoio do Movimento Vida Além do Trabalho (VAT), liderado pelo vereador eleito Rick Azevedo (PSOL-RJ). O movimento lançou uma petição online em defesa da PEC, que já alcançou 1,3 milhão de assinaturas. O VAT defende a implementação de alternativas ao modelo 6x1, sugerindo, por exemplo, uma escala 4x3, na qual o trabalhador teria quatro dias de trabalho e três de folga.

De acordo com a Constituição e a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), atualmente, a jornada máxima permitida é de oito horas diárias e 44 horas semanais, com possibilidade de acordos coletivos para redução de carga ou compensação de horários. A proposta de Hilton busca ampliar as opções para tornar a jornada mais flexível, permitindo uma distribuição de trabalho que contemple maior equilíbrio entre vida profissional e pessoal.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias