Domingo, 08 de Dezembro de 2024
27°

Tempo nublado

Ubá, MG

Cultura Cicloturismo

Descaminhos do Ouro: ciclistas ganham nova rota histórica e turística na Zona da Mata

Novo percurso de 420 km passa por 15 municípios mineiros e oferece uma experiência de cicloturismo, unindo história, cultura e belezas naturais da região.

14/11/2024 às 09h31 Atualizada em 19/11/2024 às 14h37
Por: Redação
Compartilhe:
Reprodução/Foto: Bruno Guilarducci/Descaminhos do Ouro
Reprodução/Foto: Bruno Guilarducci/Descaminhos do Ouro

Foi lançada oficialmente na última quarta-feira (13) a “Ciclorrota Descaminhos do Ouro: os Caminhos Proibidos da Zona da Mata Mineira”, um novo percurso de 420 km para ciclistas e caminhantes, que abrange 15 municípios da região. O trajeto inclui áreas rurais e urbanas e busca promover uma imersão cultural e histórica, explorando os antigos “descaminhos” onde o ouro era contrabandeado no período colonial.

A rota passa por Bicas, Chácara, Chiador, Descoberto, Guarani, Guarará, Goianá, Mar de Espanha, Pequeri, Piau, Rio Novo, Rochedo de Minas, Rio Pomba, São João Nepomuceno e Tabuleiro, oferecendo uma experiência que vai além do esporte, com foco em história, cultura, gastronomia e paisagens naturais. Cada cidade ao longo do percurso teve suas potencialidades turísticas adaptadas, resgatando a história dos povoamentos que formaram a Zona da Mata Mineira.

A iniciativa é fruto de uma parceria entre a IGR Circuito Turístico Caminhos Verdes de Minas, a Universidade Federal de Viçosa (UFV), a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult), Sebrae, Emater e Senar. A roteirização começou em 2018, e a rota foi dividida em sete caminhos temáticos, como a “Estrada para a Região Aurífera” e a “Estrada de Langsdorff”. As vias estão sinalizadas para orientar cicloturistas e fornecer informações detalhadas sobre o percurso.

Além do valor esportivo, o projeto se apresenta como uma ferramenta de desenvolvimento regional, incentivando o turismo sustentável e o fortalecimento econômico das comunidades locais.

Rota 1: Limite de fiscalização de Cunha Menezes
Municípios: Piau, Goianá e Rio Novo
Distância: 66,7 km

Rota 2: Estrada para a Região Aurífera
Municípios: Tabuleiro e Rio Pomba
Distância: 81,7 km

Rota 3: Estrada de Langsdorff
Municípios: Guarani e Descoberto
Distância: 74,3 km

Rota 4: Estrada para Macuco
Municípios: São João Nepomuceno e Rochedo de Minas
Distância: 82,6 km

Rota 5: Estrada para Louriçal
Municípios: Bicas e Mar de Espanha
Distância: 49,3 km

Rota 6: Rota do Porto
Municípios: Chiador e Pequeri
Distância: 85,5 km

Rota 7: Estrada do Rio Cágado
Municípios: Pequeri, Chácara e Goianá
Distância: 80,1 km

Para mais informações sobre a Ciclorrota e o percurso completo, acesse o site oficial: cicloturismo.descaminhosdoouro.com.br.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias