Quando se fala em transgenia, logo vem a pergunta, isto é bom ou mau para nossa agricultura e principalmente para a saúde humana e animal. Na agricultura o uso da transgenia, vem cada vez mais melhorando as condições dos nossos agricultores e das lavouras. Plantas resistentes a pragas e doenças, ajudam a reduzir o consumo de Defensivos Agrícolas tornando uma Agricultura muito mais sustentável.
Em todo mundo o uso dos transgênicos vem se desenvolvendo cada vez mais, com as mudanças climáticas, aumento do número de pragas e lavouras, a ciência joga a favor dos produtores rurais, com o estudo e desenvolvimento de produtos cada vez mais tecnológicos e resistentes. E até hoje nenhum caso grave de problemas com a saúde humana ou animal foi relatado.
Além disso, é fundamental que a sociedade brasileira saiba que o Brasil possui uma das leis de biossegurança mais rigorosas do mundo. A biossegurança engloba um conjunto de ações voltadas para a prevenção e minimização de riscos inerentes às atividades de pesquisa, produção e desenvolvimento tecnológico, visando à saúde do homem e dos animais, à preservação do meio ambiente e à qualidade dos resultados.
Somente depois de analisado e aprovado pela Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) é que o produto vai para o mercado. Ou seja, a produção de transgênicos é uma atividade legal e legítima, regida por legislação específica e pautada por rígidos critérios de biossegurança.
A Embrapa desenvolve estudos para transformação genética de plantas desde a década de 80, com o objetivo de contribuir para uma agricultura mais produtiva e saudável, a partir do desenvolvimento de variedades tolerantes ou resistentes a doenças, visando reduzir as aplicações de defensivos químicos nas culturas agrícolas. Pesquisas nessa área estão sendo desenvolvidas com várias espécies agrícolas, como: soja, feijão, arroz, milho, algodão, alface, batata, café, cana de açúcar e mamão, entre outras.
O Agro Move o Brasil!!!!!!!
André Ribeiro Teixeira
Engenheiro Agrônomo
Mestre em Fitotecnia
Momento Rural
Mín. 20° Máx. 33°