A Câmara Municipal de Ubá, em parceria com a Associação Cultural de Combate à Discriminação Racial Solano Trindade, realizará uma sessão solene em comemoração ao Dia Municipal da Consciência Negra nesta sexta-feira (22). O evento terá início às 18h30, com recepção ao som do Grupo Oeste 7, e acontecerá na sede da Câmara, localizada na Rua Santa Cruz, 301, no Centro de Ubá.
A programação inclui apresentações culturais, homenagens e uma palestra sobre a importância da data de 20 de novembro, que marca o Dia da Consciência Negra no Brasil. O evento visa enaltecer a luta pela igualdade racial e valorizar a contribuição da população negra para a história e a cultura do país.
Destaques da programação
Apresentação musical: O Grupo Arte Musical Walt interpretará a canção “Amarelo, Azul e Branco”.
Homenagens: Serão reconhecidos cinco ubaenses que se destacam na promoção da cultura afro-brasileira e na luta contra o racismo:
André Luís da Silva Gomes – Representando o Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos do São Domingos e o Conselho de Ética da 30ª Subseção da OAB de Ubá-MG.
Eduardo Duarte da Silva – Mestre da Abadá Capoeira.
Eva da Penha Pedro da Costa – Presidente da Sociedade Ubaense de Congados Nossa Senhora do Rosário.
Janderson Perpétuo – Diretor da E.E. Dr. Levindo Coelho.
Maria Helena Queiroz de Almeida – Membro da Associação Solano Trindade.
Peça teatral: O Grupo de Teatro Valad'arts apresentará a peça Quilombola.
Palestra: José Bruno Aparecido da Silva, especialista em Comunicação e Direito e mestrando pela UFMG, falará sobre o tema: Por que comemorar a data de 20 de Novembro?
Leitura de redações: Estudantes das escolas estaduais de Ubá, participantes de um concurso promovido pela Superintendência Regional de Ensino, compartilharão seus textos sobre o mesmo tema.
Mín. 20° Máx. 33°