Domingo, 08 de Dezembro de 2024
27°

Tempo nublado

Ubá, MG

Estado Saúde

Pacientes do SUS em Minas poderão escolher hospital para cirurgias eletivas

Iniciativa piloto começou em Montes Claros e será testada por seis meses antes de possível expansão para todo o estado.

26/11/2024 às 10h14 Atualizada em 28/11/2024 às 08h44
Por: Redação Fonte: Agência Minas
Compartilhe:
Fábio Marchetto / SES-MG
Fábio Marchetto / SES-MG

O Governo de Minas anunciou o lançamento do Projeto SUS Escolha, uma iniciativa inédita no Brasil que permitirá aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) escolherem o hospital onde serão realizadas cirurgias eletivas. O projeto piloto teve início na última quinta-feira (21), em Montes Claros, no Norte de Minas, e será testado por seis meses antes de ser expandido para o restante do estado.

Desenvolvido em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e a Secretaria de Saúde de Montes Claros, o projeto busca dar mais autonomia aos pacientes e melhorar a qualidade do atendimento prestado. Durante o piloto, profissionais da regulação municipal estão sendo treinados para utilizar a nova ferramenta digital, que permitirá a escolha do hospital.

Inicialmente, o SUS Escolha abrangerá seis tipos de cirurgias, incluindo procedimentos para vesícula e hérnias. Após a liberação da cirurgia, os pacientes terão cinco dias para optar por um hospital. Caso não façam a escolha, serão encaminhados automaticamente, respeitando a ordem da fila de espera. O sistema garantirá que o fluxo regulatório atual seja mantido.

Os pacientes cadastrados preencherão questionários antes e depois da cirurgia, permitindo que a Secretaria de Saúde avalie a qualidade do atendimento prestado. O sistema também apresentará informações sobre a previsão de tempo de espera por hospital, ajudando na escolha do paciente.

De acordo com a subsecretária de Acesso a Serviços de Saúde da SES-MG, Juliana Ávila, o projeto visa qualificar o atendimento e aproximar os pacientes do cuidado recebido. “Com o SUS Escolha, o paciente terá mais autonomia, e o serviço será avaliado, permitindo uma melhoria contínua no sistema de saúde”, afirmou.

A secretária de Saúde de Montes Claros, Dulce Pimenta Gonçalves, destacou o impacto positivo da iniciativa: “O projeto vai empoderar os usuários e nos ajudar a fortalecer a rede de atendimento no município.”

A partir de janeiro de 2025, a iniciativa será ampliada para atender pacientes de mais de 80 cidades pactuadas com Montes Claros, marcando um avanço significativo no acesso à saúde pública em Minas

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias