Terça, 14 de Janeiro de 2025
20°

Tempo nublado

Ubá, MG

Economia Fique sabendo

“Taxa das blusinhas” mais cara: estados elevam imposto sobre compras internacionais

A medida, que entra em vigor em abril de 2025, visa fortalecer a produção interna e reduzir a concorrência com plataformas de e-commerce.

06/12/2024 às 15h13 Atualizada em 11/12/2024 às 14h59
Por: Redação Fonte: InfoMoney
Compartilhe:
Foto: Reprodução/ Repórter Ceará
Foto: Reprodução/ Repórter Ceará

Os estados brasileiros anunciaram na sexta-feira (6) um acordo para aumentar a alíquota do Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) de 17% para 20% sobre compras internacionais, com vigência a partir de 1º de abril de 2025. 

O aumento se aplica às importações realizadas pelo Regime de Tributação Simplificada (RTS), que inclui as compras feitas por meio de plataformas de comércio eletrônico. A medida visa alinhar a tributação das importações com a dos bens comercializados no mercado interno, garantindo uma maior igualdade entre os produtos importados e os fabricados no Brasil.

A nova alíquota tem como objetivo promover a competitividade da produção nacional e estimular o consumo de produtos fabricados no Brasil, com o intuito de fortalecer o setor produtivo interno e gerar mais empregos. A medida também busca equilibrar a concorrência com as plataformas de comércio eletrônico transfronteiriço, que têm se expandido de forma significativa nos últimos anos.

De acordo com o Comsefaz, os estados que possuem alíquotas específicas ou menores para o RTS do que 20% precisarão da aprovação de suas Assembleias Legislativas para implementar a mudança.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias