Entre os dias 11 e 15 de dezembro, a cidade de Ubá será palco da quinta edição do Festival Intersessões, um evento que une arte, educação e inclusão para celebrar o cinema brasileiro. Com o tema “Nosso Cinema, Nossa História”, o festival busca resgatar o vínculo da cidade com o cinema e oferecer uma programação diversificada e gratuita, no Cine Ritz. Idealizado por Rafaella Pereira de Lima e realizado pela produtora Cabeça de Vento, o festival conta com o apoio da Lei Paulo Gustavo e reforça a importância dos editais de incentivo à cultura.
Segundo Rafaella, o evento é um espaço de divulgação e troca. “O Festival é um importante espaço de interlocução, onde profissionais e diretores trocam experiências, e o público local tem acesso ao que é produzido em outras cidades. Ele forma público, incentiva o interesse pelo cinema nacional e valoriza a produção local. A importância desses eventos está em fomentar a cultura, criar oportunidades de troca e formação, além de disponibilizar tudo isso de forma gratuita e acessível”, explica.
A programação inclui oficinas voltadas ao público geral e a grupos específicos. Entre elas, destacam-se “Introdução ao Roteiro: forma e conteúdo”, ministrada por Bernardo Piva no dia 13 de dezembro, e “O Figurino no Cinema”, com Ana Maria Pereira, no dia 14 de dezembro. Ambas estão com inscrições abertas até o dia 12 de dezembro, com acesso ao formulário por meio do perfil oficial do festival no Instagram. Também serão realizadas atividades exclusivas para estudantes, como a oficina “Intersessões em Rotoscopia”, voltada para alunos do Ensino Fundamental da Escola Municipal Camilo Soares, e “Pixilation”, direcionada aos estudantes de Pedagogia da UEMG, que acontecerão no dia 11.
A iniciativa também promove sessões educativas para crianças de 7 a 10 anos, previamente agendadas com a Secretaria Municipal de Educação, e exibe filmes em mostras competitivas. Nesta edição, serão premiados o Melhor Filme do Júri Popular, o Melhor Documentário, a Melhor Ficção e o Melhor Filme de Ubá. Uma das atrações será a exibição do longa-metragem “O Dia que eu te conheci”, da produtora Filmes de Plástico, de Contagem, Minas Gerais. Além disso, o festival apresentará uma mostra de videoclipes produzidos na cidade, demonstrando o impacto da Lei Paulo Gustavo na produção audiovisual local.
Para a organizadora, a realização do festival no Cine Ritz é sempre especial. “Conseguir levar as sessões para uma sala de cinema, com toda a qualidade de imagem e som, é uma conquista enorme. Isso proporciona uma experiência completa e autêntica para o público, valorizando ainda mais o evento e o que ele oferece”, comentou.
O Festival Intersessões destaca-se pela parceria com o projeto Minas é Cinema, da Universidade Federal de Juiz de Fora, e com o curso de Cinema e Animação da UEMG, reforçando o vínculo entre cinema e educação. Com o objetivo de democratizar o acesso à produção audiovisual e fomentar a formação de público, o evento promove sessões inclusivas, oficinas de aperfeiçoamento profissional e uma programação que celebra o cinema como ferramenta cultural e educacional.
Para conferir a programação completa do 5º Festival Intersessões, incluindo detalhes sobre as mostras de filmes, oficinas e sessões especiais, acesse o perfil oficial do evento no Instagram: @festivalintersessoes.
Mín. 19° Máx. 20°