Na próxima quarta-feira (18) às 19h, o Cine Ritz de Ubá receberá o lançamento do documentário ‘Família Ribeiro - História e Tradição’, que narra a trajetória de uma das famílias mais influentes na capoeira da cidade. Com entrada gratuita e produzido com recursos da Lei de Incentivo Paulo Gustavo, o filme conta com o apoio da Prefeitura de Ubá e da Associação Arte Nossa Capoeira, levando para a tela do cinema a importância do esporte afro-brasileiro para uma família que faz da capoeira uma missão de vida e transformação.
Mestra Tida, uma das figuras centrais da capoeira em Ubá, explica que a ideia de criar o documentário surgiu há alguns anos, com o desejo de deixar registrado o impacto dessa arte na sua família. "Nós somos uma grande família, composta por 11 irmãos, dos quais 10 praticaram capoeira. Temos 4 mestres formados, incluindo meu esposo, que também é mestre, e outros membros da família, como meu sobrinho, que é contramestre, e minha filha, que é professora. Estamos falando de quase 50 pessoas que passaram pela capoeira", afirma a mestra.
A capoeira tem sido uma ferramenta poderosa de transformação para a família Ribeiro, e o documentário destaca como a prática dessa arte foi uma forma de união e valorização da cultura. Tida destaca: "Eu espero que, através desse documentário, outras famílias possam entender a importância da capoeira no nosso meio familiar e como ela contribui para muitas outras famílias, especialmente no trabalho com crianças em situação de vulnerabilidade social".
O filme também conta a história de como a capoeira chegou a Ubá e como a Família Ribeiro, junto ao mestre Sabatini, foi pioneira na popularização da arte na cidade. "O primeiro a começar a capoeira foi o Tarcísio, e logo depois ele levou toda a família. A capoeira de Ubá é conhecida mundialmente hoje, e a nossa história está entrelaçada com o crescimento dessa prática", relembra Tida.
Para ela, o documentário não é apenas uma homenagem à sua família, mas também um marco na luta contra o preconceito ainda enfrentado por capoeiristas. "A capoeira é uma identidade cultural do nosso país, é arte, é cultura. Ela mostra toda a nossa ancestralidade e, por isso, é fundamental que a comunidade ubaense passe a enxergar a capoeira com mais respeito", explica.
O apoio da Lei de Incentivo Paulo Gustavo foi crucial para a realização do projeto. Tida ainda destaca a importância do apoio à cultura na cidade: "A Lei Paulo Gustavo foi fundamental para fomentar não só esse projeto, mas vários outros. A cultura da nossa cidade e a capoeira sempre contaram com o apoio do Levindo Barros, que sempre foi um grande defensor dessa arte", finaliza.
Mín. 19° Máx. 20°