Terça, 14 de Janeiro de 2025
20°

Tempo nublado

Ubá, MG

Economia Nova regra

Governo de Minas sanciona lei que altera cobrança do IPVA para fevereiro de 2025

Alterações permitem pagamento único ou parcelado em fevereiro, março e abril, com novas condições para regularização de débitos.

26/12/2024 às 10h25 Atualizada em 06/01/2025 às 13h57
Por: Redação Fonte: Agência Minas
Compartilhe:
Gil Leonardi / Imprensa MG
Gil Leonardi / Imprensa MG

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, sancionou a Lei 25.070/2024, publicada no Diário Oficial no sábado (21/12), que modifica as regras de cobrança do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) no estado. A partir de 2025, o imposto poderá ser quitado em parcela única no mês de fevereiro ou dividido em até três vezes, com vencimentos nos meses de fevereiro, março e abril.

A Secretaria de Estado de Fazenda (SEF) divulgará na próxima semana uma resolução contendo a tabela de valores e os prazos exatos para pagamento.

Entre outras mudanças, a lei determina que, em casos de débitos inscritos em dívida ativa, o pagamento do IPVA deverá ser comunicado à Advocacia-Geral do Estado (AGE). Com isso, o nome do contribuinte será excluído do cadastro de inadimplentes e dos sistemas de proteção ao crédito, sejam públicos ou privados, assim que o débito for quitado.

Outra novidade é a possibilidade de pagamento de débitos diretamente em operações de fiscalização de trânsito. Caso o condutor seja abordado e a única irregularidade constatada seja o não pagamento do IPVA, será permitido quitar o valor no ato, utilizando sistemas bancários eletrônicos, evitando a remoção do veículo.

As novas medidas buscam facilitar o processo de regularização do imposto e reduzir os impactos para os contribuintes.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias