Terça, 14 de Janeiro de 2025
20°

Tempo nublado

Ubá, MG

Economia Momento Rural

O que evitar na sua fazenda para garantir uma boa produção animal?

Quando o assunto é pastagem e produção animal, não tem solução milagrosa e temos que prestar muita atenção no que levamos para nossas propriedades.

26/12/2024 às 15h01 Atualizada em 02/01/2025 às 11h47
Por: Redação
Compartilhe:
O que evitar na sua fazenda para garantir uma boa produção animal?

A pecuária no Brasil teve início no período colonial, quando os portugueses trouxeram animais como bovinos, suínos, ovinos, cavalos e mulas. No século XX, a pecuária se modernizou com a introdução de raças europeias de bovinos e a criação dos primeiros frigoríficos.  pecuária é uma atividade econômica de grande importância para o Brasil, sendo uma das principais fontes de exportação e de produtos alimentares.

O Brasil tem hoje o maior rebanho comercial do mundo, sendo a atividade dividida entre a pecuária de corte e a de leite. Aqui na Zona da Mata de Minas, temos a pecuária leiteira em pequenas propriedades como o principal destaque.

Impossível falar da pecuária sem falar do pasto, não é verdade? Ele é a principal fonte de alimentação do rebanho e se for mal manejado pode se tornar uma grande dor de cabeça para o pecuarista. Separei neste artigo algumas coisas que você produtor rural não deve levar para dentro da sua propriedade quando o assunto é pasto.

Primeiro de todos é o tal do calcário líquido, não existe solução milagrosa, a boa e velha análise de solo com a recomendação do calcário tradicional e a dosagem ainda é a melhor solução. Semente com baixa pureza: Na hora de comprar a semente para formar pastagem o pecuarista deve estar atento a qualidade e pureza das sementes e não apenas no preço que estiver melhor, sabe a velha história que o barato pode sair caro?

Outra coisa muito importante é ter uma boa consultoria, Agrônomo, veterinário, zootecnista para orientação não só da pastagem mais da saúde e alimentação dos animais. Falando em alimentação não adianta ter uma boa suplementação, se o pasto não estiver bom, ele deve ser a base da alimentação dos seus animais, cuide como uma lavoura qualquer.

Com relação ao capim, não cai na história de Capim da Moda nem o que o vizinho usa que é o bom. O melhor para usa propriedade é aquele mais adaptado a sua região e a sua realidade, e também aquele que te entrega uma boa relação custo – benefício. Ponto importantíssimo é a taxa de lotação, que é o número de animais por hectare que o pasto suporta. Cada pastagem tem seu limite e não adianta encher de animais porque a produtividade cai muito, influenciando o peso dos animais e a produção de leite se for o caso.

E você, o que não levaria para dentro da sua propriedade?

O Agro Move o Brasil!!!!!!!
André Ribeiro Teixeira
Engenheiro Agrônomo
Mestre em Fitotecnia
Momento Rural 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias