Condição básica para a produção de leite, a prenhez de vacas em fazendas leiteiras também poder ser um desafio para o produtor. Isso se dá porque, quando o bezerro gerado é macho, é como se o pecuarista tivesse em suas mãos um mico. Com genética leiteira, esse animal não produz leite (afinal, é macho) e nem carne (afinal, é de uma raça leiteira). O que fazer com essa cria?
Alguns produtores relatam que já chegaram a pagar para retirar o animal da propriedade, porque como não tem valor comercial acaba causando muito prejuízo. Incomodados com a situação, produtores estão aderindo a uma estratégia importada da América do Norte: inseminar vacas de leite com sêmen de raças de corte. Chamada de Beef on Dairy, a prática permite aproveitar parte da cria para produção de carne e, ao mesmo tempo, melhorar o perfil genético do rebanho.
Para receber o sêmen as vacas usadas são das raças holandesas e Jersey e o sêmen veio da raça chamada angus, isto tudo visando dar mais valor agregado a estes animais. O angus é o animal que tem gerado ganho genético em menor tempo e também com um melhor aproveitamento em relação ao que ele consome comparado à quantidade de carne produzida.
A avaliação genômica é a principal ferramenta utilizada ao longo do processo. É a partir da análise do potencial genético de cada vaca que o produtor vai decidir qual será inseminada com qual genética. Com a nova estratégia, os ganhos genéticos são importantes. Desde 2019, o volume de leite produzido pelo rebanho dobrou e o teor de gordura, fundamental para produção de queijos e derivados, aumentou cinco vezes. O tamanho do rebanho se manteve o mesmo, só que a eficiência aumenta porque você acaba ficando só com animais que realmente têm alta produção.
O beef on dairy melhora o faturamento, sem sombra de dúvida, mas este é um negócio que vai além do valor criado financeiramente. Os produtores que adotam esse protocolo buscam acima de tudo um destino justo para esses animais que, em outro contexto, seriam descartados.
O Agro Move o Brasil!!!!!!!
André Ribeiro Teixeira
Engenheiro Agrônomo
Mestre em Fitotecnia
Momento Rural
Mín. 19° Máx. 20°