Os ovos durante muito tempo, foram considerados os vilões da alimentação humana e muitas vezes ligados a doenças cardíacas, pressão alta e diabetes. Estudos recentes mostram que os ovos tem muitos efeitos positivos na nossa saúde.
O ovo acaba de ser apontado como um dos principais alimentos capazes de aumentar a saciedade e prevenir ataques de gulodice – especialmente se for incluído no café da manhã. Já viu aqueles ratos e ratas de academia que levam um pote de claras pra comer no trabalho? Pois, exageros à parte, eles estão cobertos de razão em escolher essa porção do ovo para alimentar a musculatura. Fatores positivos ligados a melhora da visão, diabetes e da memória também estão associados a este rico alimento.
Agora você sabe a diferença entre os tipos de ovos? Os ovos podem ser diferenciados por vários fatores, como a raça da galinha, o peso, a produção e a cor. A cor do ovo é determinada pela raça da galinha e pelo clima do local onde ela vive. Galinhas com penas brancas ou azuladas produzem ovos brancos ou azulados, enquanto galinhas com penas marrons, vermelhas ou bege produzem ovos mais escuros, conhecidos como "ovos vermelhos". O clima também influencia na cor dos ovos: em regiões mais quentes, os ovos são mais claros, enquanto em regiões mais frias são mais escuros.
Os ovos podem ser classificados por peso, em tipos jumbo, extra, grande, médio e pequeno. Os ovos podem ser diferenciados de acordo com a produção, como os ovos orgânicos, os ovos caipiras e os ovos de granja.
Ovos orgânicos, são produzidos por galinhas alimentadas com ração orgânica, sem agrotóxicos, hormônios, antibióticos e aditivos químicos. Ovos caipiras, são produzidos por galinhas criadas em casa, sem certificação. Já os ovos de granja, são produzidos por galinhas confinadas por muito tempo e em condições adversas.
Agora a questão do valor nutricional deles vai depender muito da raça da galinha e principalmente na alimentação que ela recebe como rações e aditivos minerais.
O Agro Move o Brasil!!!!!!!
André Ribeiro Teixeira
Engenheiro Agrônomo
Mestre em Fitotecnia
Momento Rural
Mín. 19° Máx. 20°