Segunda, 01 de Março de 2021
3235320106
Saúde Minas Consciente

Minas Consciente muda e vai permitir abertura de todas as atividades em todas as ondas

Secretaria de Saúde reformulou o plano e recomendou distanciamento mais rigoroso, inclusive em estabelecimentos dos serviços essenciais. No entanto, todos os setores estão aptos à abertura, incluindo setor de eventos

27/01/2021 18h05
1.486
Por: Redação Fonte: Rádio 98 Live
Anuncio foi feito na Cidade Administrativa nesta tarde (foto: Deborah Lima/EM/DA Press)
Anuncio foi feito na Cidade Administrativa nesta tarde (foto: Deborah Lima/EM/DA Press)

No dia em que Minas Gerais registrou 216 mortes pela Covid-19, o maior número em 24 horas desde o início da pandemia, o Governo anunciou uma terceira versão do programa Minas Consciente, no qual permitirá a abertura de todos os setores do comércio. Em entrevista coletiva na tarde desta quarta-feira, o Secretário de Estado de Saúde Carlos Eduardo Amaral, disse que "não se trata de uma flexibilização" e argumentou que as recomendações de distanciamento nos estabelecimentos ficou mais rigorosa.

A partir de agora, poderão funcionar - inclusive na onda vermelha - todos os setores do comércio, além de atrativos culturais e eventos. Amaral disse que a medida foi tomada para atender os setores que "estavam sem funcionar desde o início".

O argumento do Governo é de que 70% das atividades são consideradas essenciais e 30% são as não-essenciais. Seguindo essa lógica, a maioria das atividades - que estavam funcionando na onda vermelha - passam a ter maior critério de distanciamento, enquanto a minoria das atividades - que estavam proibidas de funcionar - abrem agora, também seguindo maior rigor de distanciamento.

Amaral disse que 79 mil empresas vão funcionar pela primeira vez desde o início da pandemia, abarcando um número de 308 mil trabalhadores. “A ideia é viabilizar o funcionamento de todos os setores, mas com restrições mais rigorosas inclusive para os que ja estão abertos. Com as novas regras, 100% abre, mas com mais restrições”, disse o secretário.

Confira os novos critérios de distanciamento para todos os serviços:

Distância linear:

3 metros - onda vermelha

1,5 metros - onda amarela

1,5 metros - onda verde

Metragem quadrada:

10 metros - onda vermelha

4 metros - onda amarela

4 metros - onda verde

Eventos:

30 pessoas - onda vermelha

100 pessoas - onda amarela

250 pessoas - onda verde

Hotéis

50% de ocupação - onda vermelha

75% - onda amarela

100% - onda verde

Protocolos

Segundo a Secretaria de Saúde, os estabelecimentos terão de seguir protocolos restritivos nas ondas vermelha e amarela. São eles: Controle de fluxo de entrada nos estabelecimentos; Limite de uma pessoa por atendente no comércio não essencial; Proibição de autoatendimento; Medição de temperatura na entrada e Estímulo ao teletrabalho e agendamento de serviços

Na onda verde, os estabelecimentos seguirão o protocolo padrão.

'A pessoa sair e trabalhar, faz bem pra saúde'

O secretário Carlos Eduardo Amaral disse ainda durante a coletiva que o "trabalho é um determinante da saúde", o que pesou na decisão de reabertura dos setores não essenciais.

"A pessoa sair de casa e trabalhar, isso faz bem pra ela, faz bem pra saúde, faz bem pra emoção. Assim também como a atividade econômica ajuda a custear a saúde. Pensarmos de uma forma global é importante", disse.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ubá - MG
Atualizado às 09h23 - Fonte: Climatempo
26°
Muitas nuvens

Mín. 21° Máx. 33°

28° Sensação
13.7 km/h Vento
76% Umidade do ar
90% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (02/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 32°

Sol e Chuva
Quarta (03/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 33°

Sol e Chuva
Ele1 - Criar site de notícias