A Secretária Municipal de Cultura, Turismo e Lazer de Ubá, Alessandra Labanca, participou de uma entrevista no programa Conexão Líder, da Rádio Líder FM 103,5, nesta quarta-feira (05), onde abordou os desafios da pasta e os projetos em andamento. Jornalista, especialista em Educação Básica e com experiência na comunicação, Alessandra assumiu recentemente a secretaria e destacou a complexidade da função.
"O jornalismo nos permite ter essa entrada em vários lugares, mas agora estou lidando com uma parte muito burocrática que exige muita atenção. Este primeiro mês tem sido tumultuado por conta disso, com muito aprendizado, estudo e análise", afirmou.
A secretária destacou que a pasta engloba cultura, turismo, esporte e lazer, o que amplia ainda mais a responsabilidade da gestão. Entre os desafios citados, enfatizou a necessidade de articulação com a comunidade e o mapeamento cultural da cidade. Segundo ela, reuniões com secretários municipais já estão sendo realizadas para fortalecer o trabalho conjunto.
Um dos projetos que estão sendo retomados é o das oficinas culturais. Com contratos vigentes, as atividades já iniciam em fevereiro nas estações culturais e na própria secretaria. "Nós já estamos estudando e levantando quais oficinas conseguimos trazer este ano para a população, para novas licitações e ampliação do atendimento", explicou.
Outro destaque da entrevista foi a proposta de revitalização dos eventos culturais na cidade, como o retorno das apresentações musicais nas praças públicas. A iniciativa conta com o apoio do vereador Lucas Zoccoli e visa descentralizar os eventos, promovendo a valorização dos artistas locais.
Alessandra também comentou sobre a transformação do espaço do antigo Tênis Clube em um teatro municipal e sede da Secretaria de Cultura. "Se Deus quiser, isso vai acontecer. Já estamos avançando nas questões burocráticas, enviando ofícios para a captação de recursos e elaboração dos projetos necessários", afirmou.
Por fim, a secretária abordou o Carnaval de Ubá, esclarecendo que a ausência do desfile das escolas de samba se deve à falta de tempo hábil para organização, uma vez que a nova gestão assumiu a administração apenas em janeiro. No entanto, destacou que haverá programação carnavalesca e garantiu que os planos para a festa em 2025 já estão em discussão.
Com uma equipe técnica e apoio da administração municipal, Alessandra Labanca reforçou seu compromisso em fortalecer a identidade cultural de Ubá, promovendo eventos e ações que valorizem os artistas e a comunidade local.
Assista a entrevista completa:
Mín. 18° Máx. 28°