Sexta, 28 de Março de 2025
27°

Parcialmente nublado

Ubá, MG

Cidade Cidade

Prefeito de Ubá anuncia ampliação no atendimento da saúde e esclarece aumento para professores

Gestão destaca extensão de horário na Policlínica e pagamento integral do piso salarial dos educadores

11/02/2025 às 14h24 Atualizada em 12/02/2025 às 10h57
Por: Redação
Compartilhe:
C
C

Em entrevista ao programa Conexão Líder, da Rádio Líder FM 103,5, o prefeito de Ubá, José Damato, apresentou as primeiras melhorias na saúde municipal após 40 dias de gestão. Ao lado do vice-prefeito Cabo Rominho e do secretário de Saúde, Paulo Vítor, ele destacou a ampliação do horário de atendimento na Policlínica médica e odontológica, assim como na farmácia municipal, que agora funcionam até as 22h.

"A saúde estava um caos na cidade. Herdamos essa situação e estamos focados em melhorar. Com essa ampliação de horário, conseguimos desafogar as filas dos hospitais e oferecer atendimento adequado à população", afirmou Damato.

A administração municipal também anunciou mudanças no funcionamento da Prefeitura, que agora opera das 7h30 às 17h30, e novas medidas como o uso de capina elétrica para combater o mato alto e a intensificação da operação tapa-buracos.

Outro tema abordado foi o pagamento do piso salarial dos professores. O prefeito esclareceu que a proposta de aumento não foi votada devido a uma distorção de informações. "Este é um dos desafios da gestão. Às vezes, mesmo com as melhores intenções, somos colocados contra a parede", explicou.

Damato ressaltou que, historicamente, o piso salarial dos professores nunca foi pago integralmente no município, mas que sua gestão corrigirá essa situação. Ele também esclareceu dúvidas sobre a legislação federal que determina que parte da carga horária dos educadores deve ser cumprida fora da sala de aula. "Vamos pagar tanto as horas de sala de aula quanto as horas fora dela, conforme a legislação. Nenhuma gestão anterior fez isso, mas vamos cumprir", garantiu.

O prefeito reforçou o compromisso com a valorização dos profissionais da educação e pediu tranquilidade aos professores. A proposta será discutida em reunião com os vereadores e representantes da Associação dos Servidores Públicos antes de ser colocada em votação.

Confira a entrevista completa abaixo:

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Rosa Elena PaivaHá 1 mês UbáQue Deus abençoe essa gestão
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias