Sexta, 28 de Março de 2025
27°

Parcialmente nublado

Ubá, MG

Economia Momento Rural

Produção de leite orgânico: sustentabilidade e qualidade em foco

Saiba como produzir leite orgânico de forma sustentável e rentável.

13/02/2025 às 09h48 Atualizada em 13/02/2025 às 14h09
Por: Redação
Compartilhe:
Produção de leite orgânico: sustentabilidade e qualidade em foco

O Brasil é o terceiro maior produtor de leite do mundo, com produção em 98% dos municípios e empregando cerca de 4 milhões de pessoas. Em 2023, o país produziu 24,52 bilhões de litros de leite. Os principais produtores de leite do Brasil são: Minas Gerais, com 27% de participação, seguido de Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A produção de leite no Brasil é distribuída por quase todo o país, com predominância de pequenas e médias propriedades.

O leite orgânico atende a crescente demanda por alimentos mais saudáveis, sem resíduos químicos e respeitando o meio ambiente e o bem estar do animal. A produção de leite orgânico é baseada em princípios de sustentabilidade, respeito à vida e qualidade do produto final.

Para que sua produção passe a ser orgânica é preciso estar atento a alguns detalhes, dicas e normas. A primeira delas é como alimentar o animal? Ofereça aos animais pastagens livres de adubos químicos e suplementos validados pela certificadora de produtos orgânicos (Que tenha Selo IBD por exemplo). Para garantir o bem estar animal o confinamento total não é permitido, os animais devem ter hora a pasto principalmente nos horários mais frescos do dia.

Com relação aos insumos, o produtor deve eliminar os produtos transgênicos como é o caso do milho, hormônios e ureia na alimentação animal. Estes itens não são permitidos na produção orgânica. Você deve também adotar o sistema de pastejo rotacionado na sua propriedade e adubação orgânica com selo IBD. Estas ações vão garantir mais sustentabilidade ao sistema de produção. Garanta também limpeza rigorosa nas instalações, monitore a saúde dos animais e busque assistência técnica especializada.

A conversão do sistema convencional para o orgânico dura cerca de 18 meses. Nesse período, é necessário: Converter as pastagens, que devem ficar livres de fertilizantes químicos e agrotóxicos, converter os animais, que devem receber alimentação parcialmente orgânica. O principal desafio da produção de leite orgânico é a falta de insumos e comercialização.

Sustentabilidade econômica é possível sim produtor rural, embora o investimento inicial seja maior, a
produção orgânica agrega valor ao leite, atraindo outros grupos de consumidores. Pense nisto.


O Agro Move o Brasil!!!!!!!
André Ribeiro Teixeira
Engenheiro Agrônomo
Mestre em Fitotecnia
Momento Rural 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias