O calor intenso persiste em grande parte de Minas Gerais, e uma cidade da Zona da Mata ficou entre as mais quentes do país na última terça-feira (18), de acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Embora as temperaturas estejam elevadas, o cenário ainda não configura uma onda de calor. A previsão, no entanto, indica que o calor deve continuar nos próximos dias.
Com 39°C, o município mineiro, Coronel Pacheco, ocupou a 8ª posição no ranking das temperaturas mais altas do Brasil. No topo da lista, aparecem seis cidades do Rio de Janeiro e uma do Espírito Santo. O maior registro do dia foi de 41°C no bairro Vila Militar, no Rio de Janeiro.
Apesar das temperaturas acima da média, o Inmet explica que, para caracterizar uma onda de calor, seria necessário que os termômetros marcassem valores pelo menos cinco graus acima da média histórica por cinco dias consecutivos. O instituto também destaca que uma massa de ar quente está influenciando o tempo em todas as regiões de Minas Gerais, mantendo temperaturas elevadas e a umidade relativa do ar em níveis baixos.
Mín. 18° Máx. 28°