Sexta, 28 de Março de 2025
27°

Parcialmente nublado

Ubá, MG

Economia Momento Rural

Fertilizantes Organominerais: a inovação que Impulsiona a produtividade rural

Saiba como a combinação de nutrientes químicos com a matéria orgânica aumenta a produtividade

20/02/2025 às 14h57 Atualizada em 25/02/2025 às 10h06
Por: Redação
Compartilhe:
Fertilizantes Organominerais: a inovação que Impulsiona a produtividade rural

O primeiro passo para uma colheita de sucesso começa no solo. Quando o solo está corrigido ele oferece o ambiente ideal para o desenvolvimento das culturas, diminui a incidência de pragas e doenças e além disto melhora a absorção dos nutrientes do solo. Resumidamente o solo é a poupança do produtor rural, sua maior riqueza e por isto temos que sempre cuidar muito bem dele.

O fertilizante organomineral é um produto que une vantagens e os benefícios da agricultura orgânica com os nutrientes necessários para o desenvolvimento vegetativo. O resultado desta combinação é o que estamos chamando neste artigo de revolução no campo: Uma lavoura sustentável e lucrativa.

Desde que o mundo é mundo, os agricultores do mundo inteiro sempre usaram os chamados estercos, de boi, de frango entre outros como adubação de base para seus solos. Com o passar dos anos e o surgimento de novas tecnologias os fertilizantes químicos tomaram conta de nossas lavouras e uma parte importante do solo chamada matéria orgânica foi perdida.

Aqui precisamos abrir um parêntese para explicar a diferença de esterco e matéria orgânica. Esterco é todo material orgânico proveniente diretamente de animais como bovinos e aves. Este material não está pronto para uso, precisa passar por um processo chamado de compostagem para que possa ser usado diretamente nas lavouras e hortas sem prejudicar as culturas.

O solo é composto por três fases: sólida, líquida e gasosa. A composição do solo varia de acordo com o material de origem, o clima, o relevo e outros fatores. Os solos mais produtivos geralmente têm: 45% de partículas minerais, 25% de ar, 25% de água, 5% de húmus. Os fertilizantes organominerais combinam todas estas propriedades em um só produto.

Algumas das vantagens do uso contínuo dos fertilizantes organominerais são: Maior qualidade de grãos e frutas, menor custo de produção, menor numero de aplicações, oferta contínua de alimento às plantas, maior ação dos microrganismos do solo, melhor aproveitamento de resíduos culturais e, portanto, uma lavoura mais saudável. Outra grande vantagem é que como pelo menos metade da composição das fórmulas é matéria orgânica, eles dependem muito menos das matérias primas minerais que vem de fora do Brasil e são cotadas em dólar. 

Temos também alguns benefícios com o uso destes fertilizantes como economia de mão de obra, mantém a umidade do solo e aumenta a presença de radicelas, aumenta o tamanho das folhas e torna os grãos mais homogêneos, maior desenvolvimento vegetativo e maior produtividade. 

O resultado disto tudo é o que o produtor rural espera, mais lucro para seu agronegócio, só que neste caso do uso dos fertilizantes organominerais com maior sustentabilidade também. 


O Agro Move o Brasil!!!!!!!
André Ribeiro Teixeira
Engenheiro Agrônomo
Mestre em Fitotecnia
Momento Rural 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias