Sexta, 28 de Março de 2025
27°

Parcialmente nublado

Ubá, MG

Geral Religião

CNBB lança a Campanha da Fraternidade 2025 com o tema “Fraternidade e Ecologia Integral”

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil faz nesta Quarta-feira de Cinzas (5), a cerimônia de lançamento da Campanha da Fraternidade 2025

05/03/2025 às 10h47 Atualizada em 10/03/2025 às 10h57
Por: Redação Fonte: CNBB
Compartilhe:
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil faz nesta Quarta-feira de Cinzas (5), a cerimônia de lançamento da Campanha da Fraternidade 2025. (Foto: Divulgação)
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil faz nesta Quarta-feira de Cinzas (5), a cerimônia de lançamento da Campanha da Fraternidade 2025. (Foto: Divulgação)

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, a CNBB, lança hoje (05/03) em todo o país a Campanha de Fraternidade 2025. Desta vez, o debate proposto para o período da Quaresma traz o tema: “Fraternidade e Ecologia Integral” e o lema “Deus viu que tudo era muito bom”, uma referência ao texto de Gênesis que fala da Criação.

Segundo o “Texto Base” da Campanha, o objetivo desta temática é propor uma espécie de conversão ecológica, chamando os cristãos a se sentir parte do meio ambiente e a cuidar dele, como guardiões.

De acordo com a Igreja Católica a escolha foi motivada pelos 800 anos da composição do Cântico das Criaturas de São Francisco de Assis; pelos 10 anos de publicação da Carta Encíclica Laudato Si’; pela recente publicação da Exortação Apostólica Laudate Deum; pelos 10 anos de criação da Rede Eclesial PanAmazônica (REPAM), pela realização da COP 30, em Belém (PA), a primeira na Amazônia, e ao acolher a sugestão da Comissão Episcopal Especial para a Mineração e a Ecologia Integral.

A abertura da Campanha da Fraternidade 2025, em Mogi das Cruzes será realizada nesta quarta-feira de Cinzas (5). O bispo diocesano, Dom Pedro Luiz Stringhini, preside a missa às 19h, na Catedral de Sant’Ana.

A ecologia é a questão mais tratada pelas Campanhas da Fraternidade ao longo de seus 61 anos de existência. No total foram oito campanhas que de alguma forma abordaram essa temática.

Neste ano, a Campanha da Fraternidade aborda outra vez a temática ambiental com o objetivo de “promover, em espírito quaresmal e em tempos de urgente crise socioambiental, um processo de conversão integral, ouvindo o grito dos pobres e da Terra”.

Quarta-feira das Cinzas 

A Quarta-feira das Cinzas é uma data penitencial, em que os cristãos manifestam o desejo pessoal de conversão a Deus.

A liturgia conserva os elementos tradicionais como a imposição das cinzas na celebração da missa e o jejum durante o dia (abster-se de algum alimento, neste dia em especial, carnes).

As cinzas abençoadas colocadas sobre a cabeça são como um sinal de humildade, recordar a fragilidade da vida humana, somos pó e que ao pó voltaremos, reforça a reflexão sobre a necessidade de conversão e a mudança de vida.

 A celebração começa na quaresma que são 40 dias dedicados à preparação da Páscoa. Por isso, durante o tempo quaresmal, a Igreja Católica orienta aos fiéis que pratiquem o jejum, a esmola e a oração, pois é um tempo forte para se afastar do mal e se reconciliar com Deus.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias