Ubá receberá duas importantes presenças no cenário audiovisual brasileiro durante as ações especiais do Festival Intersessões. A atriz Bárbara Colen e o documentarista Marcos Pimentel estarão na cidade para exibições de filmes e uma oficina voltada à atuação no audiovisual.
Nos dias 15 e 16 de março, Bárbara Colen ministrará a oficina "Atuação para Audiovisual", no Fórum Cultural, das 9h às 16h. As inscrições estão abertas até o dia 10 de março, e os interessados podem acessar o link na bio do Festival Intersessões.
No dia 15, às 16h, o Cine Ritz será palco do lançamento da plataforma Intersessões Play, um acervo de filmes produzidos em Ubá e por diretores ubaenses. A sessão contará com a exibição do curta-metragem "Casa de Maria", de Bernardo Piva, que teve o seu roteiro desenvolvido a partir do Edital de Incentivo Intersessões e a produção realizada com recursos da Lei Paulo Gustavo de Ubá seguido pelo longa "O Silêncio das Ostras", dirigido por Marcos Pimentel e estrelado por Bárbara Colen. Ambos estarão presentes para um bate-papo com o público.
A plataforma Intersessões Play é fruto de uma pesquisa vinculada ao Projeto Minas é Cinema, da UFJF, e tem como objetivo reunir e disponibilizar filmes da produção local para estudantes, pesquisadores, professores e cinéfilos interessados na cinematografia ubaense.
Os ingressos para as sessões são gratuitos e podem ser retirados na bilheteria do Cine Ritz a partir do dia 10 de março, ou no dia do evento.
Oficina "Atuação para Audiovisual"
O objetivo da oficina é aprofundar a pesquisa da atuação na linguagem audiovisual, com análise de cenas, subtextos, backstories, e a composição de personagens. Durante a oficina, os participantes realizarão cenas curtas em duplas e serão filmadas para praticar a relação com a câmera e diferentes tipos de planos cinematográficos.
O "Silêncio das Ostras”
Sinopse:
O filme acompanha a vida de Kaylane, uma menina que nasce em uma vila de operários de uma mina. Com o fim da mineração, a vila se transforma em um lugar abandonado, e Kaylane e seu cachorro são os únicos que permanecem ali. Quando o rompimento de uma barragem destrói a vila, ela perde tudo, mas continua lutando pela sobrevivência e resistência em meio à devastação. O filme trata da perda, da resiliência e do crescimento em tempos difíceis.
Festivais e Prêmios:
“Casa de Maria”
Sinopse:
Maria, sufocada pelo conservadorismo que a cerca, vive um dilema entre tradição e desejo. Através de intensos conflitos internos, ela descobre que a verdadeira liberdade nasce de um confronto íntimo consigo mesma.
Desenvolvimento do Projeto:
Escrito em 2021 para o 1° Prêmio Incentivo Intersessões, o roteiro de “Casa de Maria” passou por vários tratamentos até atingir uma versão final, filmada em 2024. O filme aborda a espetacularização da violência contra a mulher na indústria cultural, com um cuidado especial para tratar o tema com sensibilidade e respeito ao lugar de fala.
Concepção:
A abordagem visual de “Casa de Maria” utiliza elementos de voyeurismo e câmera estática para transmitir a inércia da sociedade diante da violência doméstica. A produção também integra fotografia, cinema e teatro, criando uma linguagem audiovisual única e impactante. Durante a produção, 50% da equipe era composta por profissionais de Ubá, com grande colaboração de Cataguases.
Mín. 18° Máx. 28°