A partir desta terça-feira (11), a Voepass não realizará mais os voos diários entre o Aeroporto da Zona da Mata e os aeroportos de Congonhas (SP) e Guarulhos (SP), após a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) suspender suas operações. A decisão da Anac ocorre em decorrência de irregularidades que não foram solucionadas pela companhia aérea, apesar das fiscalizações intensificadas após o trágico acidente ocorrido em 2022, quando um avião da Voepass caiu em Vinhedo (SP), resultando na morte de 62 pessoas.
A Anac informou que, após o acidente, uma operação de fiscalização foi instaurada para acompanhar as condições da operadora. No entanto, a Voepass não conseguiu resolver as falhas identificadas, incluindo a não redução da malha aérea e a inadequada manutenção das aeronaves. A agência ainda destacou que problemas, anteriormente considerados resolvidos, voltaram a ocorrer.
A suspensão das operações é provisória, com caráter cautelar, e permanecerá até que a companhia demonstre a correção das irregularidades relacionadas ao sistema de gestão, conforme previsto em regulamentos. A Voepass, formada pela Passaredo Transportes Aéreos e pela Map Linhas Aéreas, se posicionou afirmando que sua frota é aeronavegável e apta para voos contínuos, além de iniciar tratativas internas para solucionar as pendências.
Mín. 18° Máx. 28°