Na madrugada do dia 14, entre a noite desta quinta e a manhã de sexta, espectadores do Brasil inteiro poderão acompanhar o primeiro eclipse total da Lua de 2025.
Isso quer dizer que o Sol, a Terra e a Lua estarão alinhados, e a Lua passará na sombra da Terra. O fenômeno também será visível em toda a América do Norte, Central e do Sul. Durante a noite, a Lua desaparecerá gradualmente à medida que a sombra da Terra avançar sobre ela.
O eclipse atingirá sua totalidade às 3h58 da manhã (horário de Brasília) da sexta-feira (14), quando a sombra da Terra cobrirá completamente a Lua, fazendo-a adquirir uma coloração avermelhada — fenômeno conhecido como "Lua de Sangue". Esse efeito ocorre porque a luz do Sol é filtrada pela atmosfera terrestre, permitindo que apenas as cores de maior comprimento de onda, como vermelho e laranja, atinjam a superfície da Lua.
O eclipse terá início como parcial por volta das 3h28 da madrugada. Às 3h58, a Lua estará completamente encoberta pela sombra da Terra, atingindo seu ponto máximo. A partir desse momento, ela permanecerá avermelhada até 4h21. O fenômeno será visível em toda a América do Sul, Central e do Norte.
Para observar o eclipse, não é necessário nenhum equipamento especial, mas um ambiente escuro e longe de luzes urbanas pode melhorar a experiência. O uso de binóculos ou telescópios pode ajudar a visualizar melhor a coloração avermelhada da Lua.
O Observatório Nacional fará uma transmissão ao vivo do fenômeno pelo seu canal no YouTube. A live começa às 3h da madrugada de sexta-feira (14), permitindo que os espectadores acompanhem cada fase do eclipse e recebam explicações em tempo real de especialistas.
Mín. 18° Máx. 28°