Segunda, 28 de Abril de 2025
20°

Tempo nublado

Ubá, MG

Cidade Cidade

Supermercado de Ubá é autuado pelo Procon por irregularidades em preços e embalagens

Estabelecimento é notificado por valores divergentes e venda de produtos com embalagens danificadas.

14/03/2025 às 09h30 Atualizada em 19/03/2025 às 10h51
Por: Redação Fonte: Assessoria de Comunicação da PMU
Compartilhe:
Foto: Assessoria de Comunicação PMU
Foto: Assessoria de Comunicação PMU

Na tarde desta quarta-feira, 12 de março, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Ubá autuou um supermercado por irregularidades no estabelecimento. Durante a fiscalização, os agentes constataram divergências entre os preços indicados nas prateleiras e os cobrados nos terminais de consulta e, consequentemente, no caixa, caracterizando publicidade enganosa conforme o Código de Defesa do Consumidor (CDC).

Além disso, foram encontrados produtos com embalagens avariadas, que foram imediatamente retirados da área de venda por não estarem em condições adequadas para comercialização.

 O órgão reforça a importância de os consumidores ficarem atentos aos preços apresentados nas prateleiras e verificarem se correspondem aos valores cobrados no caixa, além de observarem a integridade das embalagens dos produtos, garantindo assim o cumprimento de seus direitos. Consumidores que identificarem práticas semelhantes ou outras irregularidades podem formalizar denúncias pelo WhatsApp (32) 3541-8520 ou presencialmente na sede do Procon, situada no Edifício Solar Treze de Maio, na Rua Treze de Maio, 95, salas 106 e 107, no Centro de Ubá.

Segundo a Secretária Executiva do Procon de Ubá, Natália Expedito, a divergência de preços configura uma infração aos direitos do consumidor e pode resultar em sanções ao estabelecimento, conforme previsto na legislação.

 “A prática de oferecer produtos com preços divergentes entre prateleiras, terminais de consulta e caixa fere o princípio da transparência previsto no Código de Defesa do Consumidor (CDC). O artigo 6º do CDC garante ao consumidor o direito à informação clara e adequada sobre os produtos e serviços, incluindo preço, características e eventuais riscos. Além disso, o artigo 31 determina que as informações sobre os produtos devem ser corretas, precisas e ostensivas”, explicou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
HaroldoHá 1 mês Uba mgVejo isso quase sempre nos supermercados. Já vi, inclusive, preços com meses atrás, ainda colocados na prateleira, ao lado dos novos preços. Sempre vou ao gerente pra relatar do esquecimento dos funcionários.
José Luiz Há 1 mês UbaPorque vcs não dão a informação completa,como qual o nome do supermercado para que possamos ajudar na fiscalização.
Tatiane CristinaHá 1 mês UbáÓtimo são vários os mercados em Uba com esta prática principalmente os atacadista.
FredHá 1 mês UbaSe fizerem fiscalização todo dia vai pegar em todos os supermercados de Uba.
Rogério Há 1 mês Tocantins - MGEsta matéria de Fiscalização e Autuação do Supermercado é boa, mas não cita qual o "SUPERMERCADO autuado" para que os Consumidores fiquem sabendo!!!
Mostrar mais comentários
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias