Segunda, 28 de Abril de 2025
20°

Tempo nublado

Ubá, MG

Geral Economia

Nova isenção de impostos entra em vigor e pode reduzir preços de alimentos no Brasil

Medida entra em vigor nesta sexta-feira (14) e pode impactar preços no mercado.

14/03/2025 às 10h00 Atualizada em 19/03/2025 às 11h01
Por: Redação Fonte: G1 Portal de Notícias
Compartilhe:
Foto: Reprodução Globo Rural/Thinkstock
Foto: Reprodução Globo Rural/Thinkstock

A partir desta sexta-feira (14), passa a valer a isenção do imposto de importação para produtos como carne, açúcar, milho e café. A iniciativa do governo federal tem o objetivo de reduzir os preços desses itens, que vêm sofrendo forte pressão inflacionária.

A decisão foi aprovada por unanimidade nesta quinta-feira (13) pelo Conselho de Ministros da Câmara de Comércio Exterior (Camex), ligado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio. A alta no preço dos alimentos tem sido uma das principais preocupações do governo, pois impacta diretamente a percepção da população sobre a gestão do presidente Lula.

De acordo com especialistas, esse fator tem contribuído para a queda na popularidade do governo. Além dessa medida, outras ações voltadas para a redução dos preços dos alimentos foram anunciadas recentemente pelo vice-presidente Geraldo Alckmin.

Confira as novas tarifas de importação:

  • Carne: de 10,8% para 0%
  • Café: de 9% para 0%
  • Açúcar: de 14% para 0%
  • Milho: de 7,2% para 0%
  • Azeite: de 9% para 0%
  • Óleo de girassol: até 9% para 0%
  • Sardinha: de 32% para 0%
  • Biscoitos: de 16,2% para 0%
  • Massas alimentícias (macarrão): de 14,4% para 0%
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Beatriz Nascimento Há 1 mês Ubá-MG É este desgoverno federal petista só vai deixar passar este período e vem depois com narrativas falsas para cobrar novamente os impostos e ainda com porcentagens maiores para suprir o que perdeu. Porque quando assumiu o governo em janeiro de 2023 com um caixa deixado pelo Presidente Bolsonaro de superávit em mais de 30 Bilhões de Reais, não continuou com os mais de 400 produtos com os impostos super baixos e zerados. Pelo contrário tirou tudo e aumentou os impostos para arrecadar mais dinheiro.
Beatriz Nascimento Há 1 mês Ubá-MGQue tristeza este desgoverno federal fazer isso somente agora depois de quebrar comerciantes, matar muitos de fome.Principalmente porque dia 16 de Março está marcada a Manifestação Pela Verdadeira Democracia Brasileira e em Favor da Anistia para os Presos Políticos do 8 de Janeiro de 2023, e lógico para ainda mais fortalecer a prisão pelo STF que marcou para o dia 25 de Março o julgamento ilícito de golpe inexistente do Bolsonaro, que foi o primeiro Presidente do Brasil a zerar diminuir imposto.
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias