Justiça Eleitoral começará, no dia 20 de março, um novo processo de depuração do Cadastro Nacional de Eleitores. Serão cancelados os títulos daqueles que não votaram nem justificaram ausência nas três últimas eleições. Como cada turno conta como uma eleição, isso inclui eleitores que não compareceram nas votações de 2022 e 2024.
A relação dos eleitores em situação irregular está disponível para consulta no Cartório Eleitoral. Para evitar o cancelamento, é necessário comparecer ao cartório até o dia 19 de maio de 2025, levando documento de identidade com foto, CPF, comprovante de residência, título de eleitor e, se possível, comprovantes de votação ou justificativa. Também será preciso pagar uma multa referente a cada turno ausente.
O cancelamento do título impede o cidadão de votar, tirar CPF e passaporte, participar de concursos públicos, assumir cargos públicos, se matricular em instituições de ensino oficial, obter empréstimos em bancos governamentais, sacar o FGTS, entre outras restrições.
Na 275ª Zona Eleitoral, podem ser cancelados 3.269 títulos, distribuídos da seguinte forma: 127 em Guidoval, 252 em Rodeiro, 194 em Tocantins e 2.696 em Ubá.
O Cartório Eleitoral atende de segunda a sexta-feira, das 12h às 17h.
Mín. 20° Máx. 28°