Segunda, 28 de Abril de 2025
20°

Tempo nublado

Ubá, MG

Cidade Cultura

Produção da Companhia Teatral Mutum estreia 'Ricardo' em Ubá e reflete sobre as relações humanas

O filme é fruto de uma colaboração luso-brasileira entre o cineasta Filipe Ruffato, de Lisboa, Portugal e artistas locais.

19/03/2025 às 11h10 Atualizada em 19/03/2025 às 11h26
Por: Redação
Compartilhe:
Produção da Companhia Teatral Mutum estreia 'Ricardo' em Ubá e reflete sobre as relações humanas

No último sábado, 15 de março, o público ubaense teve a oportunidade de prestigiar a estreia do curta-metragem "Ricardo", no Espaço Cênico Mutum. A exibição acompanhou coquetel e um bate-papo descontraído entre os presentes sobre o processo de produção do filme.

Com um enredo que explora a complexidade das relações humanas, "Ricardo" aborda temas como mal-entendidos e falhas na comunicação, seja em reencontros entre amigos, nas relações de casal ou até mesmo no contexto de um simples evento. De acordo com a produção, o filme conduz o público, de forma leve, a refletir sobre as diversas perspectivas e interpretações que surgem nas interações do cotidiano, principalmente quando se trata da comunicação.

A produção, da Companhia Teatral Mutum, foi realizada em Ubá, com uma colaboração luso-brasileira entre o cineasta Filipe Ruffato, de Lisboa, Portugal, responsável pela direção e roteiro, e os artistas locais.

Para o diretor, retornar a Ubá, cidade onde já morou, para comandar a produção foi uma experiência muito especial. 'Voltar a Ubá para dirigir este curta foi uma experiência emocionante. A energia da equipe, formada por profissionais com os quais já trabalhei no teatro, torna o processo criativo ainda mais significativo. E o cenário das belas paisagens de Minas Gerais deu um toque único ao filme', revelou."

Sueli Sanseverino, atriz, figurinista e produtora executiva, compartilhou um pouco dos desafios do trabalho com figurino no cinema, que exige um olhar mais detalhado do que no teatro. “Cada textura, cor e caimento no figurino são fundamentais para contar uma história mais íntima, que se revela na tela com maior proximidade”, explicou.

Cassiano Camisão, que também atua como produtor executivo e interpreta o personagem Eduardo, falou sobre a transição do teatro para o cinema. “A adaptação da interpretação teatral para a tela foi um grande desafio. No palco, o gesto é ampliado para alcançar todos, enquanto na câmera, cada nuance do rosto e olhar ganha um novo peso”, disse.

Além de Ruffato, Sueli e Cassiano, o curta conta com um elenco de peso formado por Fabiano Martins, Grazzi Cordeiro, Fabrícia Costa, Flávia Costa, Yuri Dias Toledo, Edite Maria, Stéfany Dias, Carla Zanini e Claudia Mara. A equipe técnica também é destaque, com Denis Russi na direção de fotografia, Stefany Silveira como assistente de fotografia, Stéfany Dias como assistente de produção e Flávia Costa no som. O design gráfico ficou por conta de Léo Camisão. 

O curta-metragem “Ricardo” é realizado com o apoio da Lei Paulo Gustavo, por meio da Secretaria de Cultura de Ubá, e reafirma a crescente cena cultural da cidade, que se orgulha de ser palco de produções de destaque.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias