Segunda, 01 de Março de 2021
3235320106
Estado Saúde

Minas registra 19 casos de 'furões' à fila da vacinação contra Covid-19 por dia

Levantamento foi feito pelo jornal de Belo Horizonte, Hoje em Dia.

03/02/2021 11h42
197
Por: Redação Fonte: Portal Hoje em Dia
Imagem meramente ilustrativa.
Imagem meramente ilustrativa.

Conduta antiética que pode render 12 anos de cadeia, furar a fila da vacinação contra a Covid-19 tem se transformado em mais um grande desafio durante a pandemia em Minas. Os casos investigados não param de chegar à Ouvidoria-Geral do Estado (OGE), principal canal de denúncias. A média é de 19 queixas a cada 24 horas.

Em apenas 15 dias, desde o início da imunização, 296 denúncias foram recebidas pelo órgão. Atualmente, a vacinação só pode ser feita em médicos e enfermeiros, índios que vivem em aldeias e idosos internados em asilos.

A aplicação do imunizante nessas pessoas tem ocorrido nos hospitais, durante visitas a terras indígenas ou nas próprias instituições de longa permanência.

Vale lembrar aos furões que a proteção plena contra o coronavírus só fica garantida após a segunda dose.

“Isso extrapola a ciência. Tem a ver com ética, respeito e cidadania. O que será feito a partir de agora compete aos gestores”, destaca o infectologista Estevão Urbano, que integra o comitê de combate à Covid-19 em Belo Horizonte.

Investigação

Quem desrespeita a ordem prioritária pode ser responsabilizado com penas administrativas, multa ou ser preso, quando o infrator ocupa cargo público.

As denúncias recebidas pela Ouvidoria passam por avaliação e, depois, são encaminhadas aos órgãos competentes, como o Ministério Público. Não há informações, até o momento, de quantas pessoas furaram a fila.

No entanto, alguns casos ganharam repercussão. Semana passada, um secretário municipal de Santa Luzia, na Grande BH, foi demitido após receber a CoronaVac. A conduta foi descoberta após auditoria. Pessoas envolvidas na fraude também foram exoneradas.

Mais reclamação

Ao todo, desde 18 de janeiro, a Ouvidoria-Geral do Estado recebeu 764 manifestações relativas à vacinação. Além dos 296 supostos “fura-filas”, há pedidos de informações, reclamações e sugestões.

As denúncias da imunização de pessoas não pertencentes ao grupo prioritário devem ser feitas na OGE, Disque-Saúde (136), Ministério Público e Ouvidoria do Ministério da Saúde.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ubá - MG
Atualizado às 09h03 - Fonte: Climatempo
25°
Muitas nuvens

Mín. 21° Máx. 33°

25° Sensação
13.7 km/h Vento
76% Umidade do ar
90% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (02/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 32°

Sol e Chuva
Quarta (03/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 33°

Sol e Chuva
Ele1 - Criar site de notícias