Segunda, 28 de Abril de 2025
20°

Tempo nublado

Ubá, MG

Economia Economia

Proposta de aumento no etanol pode reduzir o preço da gasolina

Alteração na porcentagem de etanol promete reduzir o valor do litro da gasolina nas bombas, beneficiando o consumidor final.

20/03/2025 às 15h44 Atualizada em 03/04/2025 às 13h39
Por: Redação Fonte: G1 Portal de Notícias
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A.Press
Foto: Reprodução/Foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A.Press

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, anunciou que o governo pretende elevar a mistura de etanol anidro na gasolina de 27% para 30%. A proposta será analisada pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) ainda este ano.

Segundo Silveira, o aumento traria benefícios como a redução de até R$ 0,13 por litro da gasolina, menor dependência da importação de combustível e a criação de 25 mil empregos no setor. Além disso, a medida poderia cortar 1,7 milhão de toneladas de gases do efeito estufa anuais, equivalente a retirar 720 mil veículos das ruas.

No entanto, especialistas alertam que o impacto no preço pode ser incerto, já que o etanol anidro tem custo superior ao da gasolina nas refinarias. Outro ponto de atenção é o possível aumento no consumo de combustível, já que o etanol tem menor poder calorífico. Testes do Instituto Mauá de Tecnologia, no entanto, indicam que a mudança não prejudicaria o desempenho dos veículos.

A proposta faz parte da Lei do Combustível do Futuro, sancionada por Lula no ano passado, que permite aumentar a mistura de etanol para até 35% caso haja viabilidade técnica.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias