O Governo de Minas Gerais, por meio da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), emitiu um alerta para a ocorrência de chuvas intensas em grande parte do estado entre esta sexta-feira (4) e domingo (6). A previsão é do Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais (Simge), que aponta a intensificação de áreas de instabilidade atmosférica, com maior concentração de precipitações no Centro-Sul e Sudeste mineiro, inclusive na Grande Belo Horizonte.
De acordo com o boletim meteorológico, são esperados acumulados de chuva superiores a 80 milímetros no extremo leste do Sul de Minas, na metade leste do Campo das Vertentes, em boa parte da Zona da Mata e no sul do Vale do Rio Doce.
Em outras regiões, como boa parte do Sul de Minas, o oeste do Campo das Vertentes, o leste do Oeste Mineiro, a metade sul da Região Metropolitana de BH e a área central do Vale do Rio Doce, os volumes devem variar entre 50 e 80 milímetros. Já no Triângulo/Alto Paranaíba, Noroeste, sul do Norte de Minas, Central Mineira, norte da Região Metropolitana e sul do Vale do Jequitinhonha, a previsão é de 20 a 50 milímetros.
Nas demais regiões do estado, as chuvas devem ser mais brandas, com acumulados de até 20 milímetros, especialmente no extremo Norte e Nordeste mineiros, onde os menores volumes são previstos.
Diante das condições meteorológicas e do risco de eventos adversos, a Cedec reforça seu compromisso com a segurança da população mineira. “A Defesa Civil de Minas Gerais conta com equipes de prontidão 24 horas e um comitê integrado sempre a postos para coordenar as ações necessárias. O monitoramento das condições meteorológicas e hidrológicas é feito de forma contínua pelo Cindec e pelo Igam, garantindo respostas rápidas e eficazes”, destacou o coordenador-adjunto da Cedec, tenente-coronel Wenderson Duarte Marcelino.
Alertas no celular
A população pode receber alertas meteorológicos em tempo real diretamente no celular. Basta enviar um SMS com o número do CEP da localidade para o número 40199. Em situações de risco extremo, a Defesa Civil também emite notificações sonoras pelo sistema Defesa Civil Alerta, que interrompem o funcionamento do aparelho, mesmo no modo silencioso, para garantir que a mensagem chegue aos moradores de áreas vulneráveis com cobertura 4G ou 5G. O serviço é gratuito e não exige cadastro prévio.
A ação faz parte de uma parceria com a Defesa Civil Nacional e busca fortalecer a prevenção e a redução de impactos de desastres naturais no estado.
Recomendações importantes
A Defesa Civil orienta a população a adotar medidas de segurança durante o período de chuvas:
Evite áreas de inundação e não tente atravessar enxurradas;
Não estacione veículos debaixo de árvores;
Em caso de raios, procure abrigo em locais seguros e evite áreas abertas;
Se notar sons de rachaduras ou movimentação de terra, abandone o local imediatamente;
Mantenha distância de cabos elétricos rompidos;
Redobre a atenção ao dirigir e evite trafegar em áreas sujeitas a alagamentos;
Não permaneça em rios, lagos e piscinas durante tempestades.
Em caso de emergência, os contatos são:
Polícia Militar: 190
Corpo de Bombeiros: 193
Defesa Civil: 199
A orientação é clara: redobre a atenção, siga as orientações dos órgãos oficiais e, em caso de risco, não hesite em acionar as autoridades.
Mín. 20° Máx. 28°