Segunda, 01 de Março de 2021
3235320106
Saúde Saúde

Aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19 começa nas cidades da Zona da Mata e Vertentes

Profissionais de saúde da linha de frente e idosos em instituições recebem a última dose da CoronaVac a partir desta semana em Juiz de Fora, Viçosa, Ubá e Barbacena.

08/02/2021 17h16
144
Por: Redação Fonte: G1 Zona da Mata
Dose da vacina contra a Covid-19 — Foto: André Santos/Prefeitura de Uberaba
Dose da vacina contra a Covid-19 — Foto: André Santos/Prefeitura de Uberaba

A partir desta semana, as cidades da Zona da Mata e Campo das Vertentes iniciam a aplicação da segunda dose da vacina CoronaVac. Serão imunizados profissionais de saúde e idosos em instituições de longa permanência que receberam a primeira dose nos últimos 15 dias.

A CoronaVac, desenvolvida pela Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, e a da Universidade de Oxford feita com o laboratório AstraZeneca, devem ser aplicadas em duas etapas.

A segunda dose da CoronaVac precisa ser tomada num intervalo de 14 a 28 dias. Já a segunda dose da vacina de Oxford/AstraZeneca, da Fiocruz, é tomada 12 semanas após a primeira dose, por isso, ainda não há calendário de aplicação definido.

Veja abaixo sobre a vacinação em Juiz de Fora, Ubá, Barbacena e Viçosa.

Juiz de Fora

Em Juiz de Fora, a Prefeitura iniciou nesta segunda-feira (8) a aplicação da segunda dose da CoronaVac. Até domingo (8), 14.992 pessoas receberam as primeiras doses das vacinas no município.

Na cidade, além dos profissionais da linha de frente, idosos e pessoas com deficiência institucionalizados, também estão sendo imunizados trabalhadores dos serviços de saúde atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde, sejam hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios e outros locais.

Para controle da aplicação das doses e para evitar "fura-filas" na vacinação, a Prefeitura utiliza a plataforma "Busco Saúde", desenvolvida em parceria com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

"Essa plataforma é muito importante porque essa campanha de vacinação contra a Covid é muito diferente de outras campanhas feitas anteriormente pelo SUS. Nessa imunização nós precisamos ter o registro nominal individualizado de cada vacinado e o rastreio de quando tomou a primeira dose, qual vacina foi aplicada, uma vez que estamos trabalhando nesse momento com duas vacinas", afirmou a Subsecretária de Vigilância em Saúde, Cecília Kosmann.

Barbacena

A aplicação da última dose da CoronaVac para o grupo prioritário também começou nesta segunda-feira (18) em Barbacena. Na cidade, 2.795 pessoas receberam a primeira dose.

Nesta etapa, de acordo com o secretário municipal de Saúde, Arinos Duarte, foram vacinados profissionais da linha de frente e idosos em instituições.

"Nós estamos terminando a primeira fase, que chegou na semana retrasada, e já estamos vacinando todos os profissionais que trabalham na linha de frente da pandemia. Agora vamos passar para os próximos profissionais da Saúde, são aqueles que trabalham em laboratórios, farmácias, clínicas e consultórios", explicou o titular da pasta.

Viçosa

A aplicação da segunda dose da CoronaVac começou na sexta-feira (5) em Viçosa e 91 pessoas já receberam a última dose. São idosos e trabalhadores do Lar dos Velhinhos, instituição de longa permanência da cidade.

Além dos idosos, profissionais de saúde que atuam na linha de frente também receberam a primeira dose na cidade. Até sábado (6), 1.441 pessoas haviam sido imunizadas no município.

Ubá

A Prefeitura de Ubá inicia nesta segunda-feira (8) a aplicação da segunda dose da CoronaVac nos profissionais de saúde dos hospitais Santa Isabel, São Vicente de Paulo e São Januário.

Desde o início da campanha, foram vacinadas no município 3.088 pessoas. Além dos trabalhadores da linha de frente, estão recebendo as doses os idosos acima de 85 na Policlínica Regional, Casa de Oração e os acamados em residências.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ubá - MG
Atualizado às 09h23 - Fonte: Climatempo
26°
Muitas nuvens

Mín. 21° Máx. 33°

28° Sensação
13.7 km/h Vento
76% Umidade do ar
90% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (02/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 32°

Sol e Chuva
Quarta (03/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 33°

Sol e Chuva
Ele1 - Criar site de notícias