Entre fevereiro e o início de abril, a Secretaria Municipal de Saúde de Ubá promoveu a primeira etapa do Mutirão de Limpeza para combater focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. A ação mobilizou diferentes setores da administração municipal e resultou na remoção de 64 caminhões de materiais inservíveis — cerca de 20 toneladas de resíduos com potencial para virar criadouros do mosquito.
O trabalho se concentrou em bairros e distritos com maior incidência de focos, incluindo pontos críticos e residências de acumuladores. Agentes de Combate às Endemias também atuaram com palestras em escolas, presença em eventos da Prefeitura e ações educativas em comunidades.
Para atrair a atenção da população, personagens fantasiados de mosquitos acompanharam os agentes, levando informações sobre sintomas das doenças e orientações sobre como buscar atendimento em caso de suspeita.
Segundo a gerente de Vigilância em Saúde, Giani Moreira Lopes, o trabalho é permanente e depende do envolvimento da população: "Esse é um trabalho constante, que exige o apoio da população durante todo o ano. Combater o mosquito é uma responsabilidade coletiva. Continuamos com nossas visitas e ações educativas, mas é essencial que os moradores recebam bem nossos profissionais e sigam as orientações repassadas”, reforçou.
O Setor de Zoonoses mantém as ações preventivas durante todo o ano e, até o momento, o município segue sem registros alarmantes de arboviroses.
Mín. 20° Máx. 28°