Os pergolados são uma excelente opção para a decoração de jardins, uma vez que estes tornam o ambiente mais agradável e aconchegante, permitindo a criação de uma área com sombra e frescor. Para deixar este elemento ainda mais bonito e vivo, é interessante pensar em plantas para pergolados.
Geralmente, as espécies escolhidas são de trepadeiras. Estas têm caules finos e flexíveis que se adaptam de acordo com o formato e a direção da superfície sobre a qual se desenvolvem. Seu crescimento se dá conforme a direção da luz do Sol.
As plantas para pergolados vão muito além da beleza estética. Caso sua intenção seja a de criar um espaço aconchegante e arejado em seu jardim, uma área de descanso e confraternização, as espécies são ótimas para garantir frescor, uma vez que, sombreando os ambientes, são capazes de garantir conforto térmico. No entanto é preciso conhecer bem as espécies antes de plantá-las.
A primavera recebe o nome da estação justamente por florir anualmente entre os meses de setembro e dezembro. Com seus galhos lenhosos, dá origem a flores brancas, cor-de-rosa, vermelho, laranja e roxo. Ela também é conhecida como Bougainvillea. Por ser uma espécie nativa do Brasil, a primavera se dá bem em temperaturas mais elevadas e sob Sol pleno. Além disso, em regiões litorâneas, a primavera é resistente à maresia.
Além de enfeitar e garantir conforto térmico a seu jardim, a trepadeira jade é uma excelente opção de planta para pergolados por dar origem a flores coloridas que atraem beija-flores e borboletas, deixando o ambiente externo de sua casa ainda mais vivo. O desenvolvimento da planta é condicionado a podas de manutenção muito bem feitas.
Com flores brancas e brácteas em tons de rosa-claro, cinza e lilás, esta delicada espécie de trepadeira, chamada de congeia, também está entre as mais indicadas plantas para pergolados. Esta espécie é menos resistente a regiões com clima frio, não tolera geadas e se dá melhor sob a incidência de Sol pleno. Para que a Congeia se desenvolva melhor e com mais força, recomenda-se podas regulares de contenção.
Com flores em amarelo-ouro bastante semelhantes às do ipê, esta espécie de planta para pergolado, a alamanda é nativa brasileira e, por isso, bastante resistente a temperaturas elevadas. Assim, o melhor é que seja cultivada sob Sol pleno. Sua floração ocorre durante o período da primavera e do verão. Uma grande vantagem que esta espécie apresenta é o potencial de repelir naturalmente pragas como a cochonilha e os pulgões.
A ipomeia é uma trepadeira perene muito utilizada não só em pergolados, mas também em cerca viva e grades. É uma planta com aparência rústica, com crescimento acelerado e que produz flores nos meses de primavera. Aliás, após o período de floração, é muito importante realizar a poda. Ela requer solo drenado e rico em nutrientes. Além disso, é importante fornecer a ela regas regulares. O cultivo pode acontecer em sol direito ou meia-sombra.
O Agro Move o Brasil!!!!!!!
André Ribeiro Teixeira
Engenheiro Agrônomo
Mestre em Fitotecnia
Momento Rural
Mín. 20° Máx. 28°