O solo e a água são as maiores riquezas que um produtor rural pode ter na sua propriedade. Com as mudanças climáticas, ondas de calor, chuvas localizadas em excesso e outros fatores, estes bens tão preciosos estão em risco, principalmente a água, que é um dos fatores limitantes para a produção agrícola.
As práticas mecânicas de controle da erosão são projetadas e construídas para conter água da enxurrada, propiciando infiltração ou escoamento seguro. Elas devem proteger o terreno quando ocorrem chuvas muito intensas, canalizando a água de forma segura. Porém para realizar qualquer uma das práticas que vou passar mais a frente depende muito de uma pequena expressão: Aptidão agrícola do solo.
A classificação das terras de acordo com sua capacidade de uso, serve para definir o tipo de cultura, o nível tecnológico a ser empregado e as práticas conservacionistas necessárias naquelas condições, para se utilizar o solo de maneira racional. Áreas moradas como temos aqui na Zona da Mata de Minas não podem ter as mesmas práticas que áreas planas do Cerrado por exemplo.
Algumas práticas mecânicas são de extrema importância para conservar o solo e
a água. Vou passar algumas delas aqui. A primeira que vou comentar é a distribuição racional dos caminhos, prática básica na conservação do solo e da água, pois as demais medidas se baseiam a distribuição correta de estradas, carreadores. Elas devem ser bem planejadas.
Outra importantíssima e quase sempre esquecida pelos produtores rurais é o preparo e plantio em curvas de nível ou contorno. Realizar cultivos em nível significa fazer as operações de preparo do solo, plantio e todas operações de cultivo no sentido transversal, cortando o declive, seguindo as curvas de nível. Uma linha em nível é aquela que possui todos os pontos em uma mesma altura do terreno.
A pastagem é tida como uma prática vegetativa de controle da erosão, devido a proteção que as gramíneas oferecem ao solo. No entanto em determinadas situações, outras práticas são requeridas para se evitar que o processo erosivo cause danos à pastagem. A construção de sulcos e camalhões no meio da pastagem ajuda e muito a segurar as águas das enxurradas.
Para finalizar temos as barraginhas que são pequenas barragens de terra construídas em locais estratégicos para segurar e infiltrar a água proveniente das chuvas que descem sobre as pastagens.
Então produtores e produtoras rurais quando for realizar alguma prática cultura como plantio, aração, gradagem e outros pense nos bens maiores que você tem: A água e o Solo.
O Agro Move o Brasil!!!!!!!
André Ribeiro Teixeira
Engenheiro Agrônomo
Mestre em Fitotecnia
Momento Rural
Mín. 14° Máx. 26°