O prazo para regularizar o título de eleitor termina nesta segunda-feira (19). De acordo com a Justiça Eleitoral, mais de cinco milhões de brasileiros podem ter o documento cancelado por não comparecerem a três eleições consecutivas sem apresentar justificativa ou pagar as devidas multas.
Para evitar o cancelamento, é necessário acessar os sites dos Tribunais Regionais Eleitorais ou do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e regularizar a situação. O procedimento também pode ser feito presencialmente em um cartório eleitoral ou por meio do aplicativo e-Título.
Após a quitação dos débitos e a justificativa das ausências, a situação do eleitor será considerada regular. Para verificar se há pendências, o cidadão pode acessar o site do TSE, clicar em “serviços eleitorais”, em seguida “autoatendimento eleitoral” e, por fim, em “débito eleitoral”. O sistema indicará os turnos ausentes sem justificativa.
Quem não resolver a situação ficará impedido de tirar passaporte e carteira de identidade, além de não poder se inscrever ou tomar posse em concursos públicos.
Mín. 14° Máx. 25°