Foi inaugurado nesta terça-feira (20), o Centro Integrado de Inteligência Cibernética (Ciberint), estrutura criada pelo Governo de Minas para monitorar e combater crimes virtuais, com foco especial na prevenção de ataques violentos em ambientes escolares.
O novo centro funcionará na sede da Agência Central de Inteligência da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), no Prédio Alterosas, na Cidade Administrativa. A unidade recebeu investimento de R$ 3 milhões, recurso federal captado após o projeto ser selecionado em primeiro lugar entre mais de 700 propostas apresentadas ao Ministério da Justiça.
Dotado de computadores com tecnologia avançada, o Ciberint permitirá o monitoramento integrado de redes sociais, jogos on-line, deep web e dark web, com a participação de diferentes órgãos de segurança e instituições parceiras, como o Ministério Público. Além da prevenção, o espaço também atuará em investigações e no combate a crimes já ocorridos.
Segundo o vice-governador Mateus Simões, que participou da inauguração, a nova estrutura vai ampliar significativamente a capacidade de resposta do estado. “Até o momento, 43 casos foram solucionados e ataques impedidos graças à atuação digital das nossas forças. A expectativa é que esse número cresça com o funcionamento do laboratório”, afirmou.
O Ciberint também funcionará como centro de pesquisa, recebimento e difusão de denúncias, fortalecendo o diálogo entre forças de segurança, Judiciário e comunidade escolar. A iniciativa integra as ações do Grupo Estadual de Inteligência e do Grupo de Intervenção Estratégica de Enfrentamento da Violência Extrema nas Escolas, criados em 2023.
Mín. 14° Máx. 25°