Quatro homens foram presos na noite da última terça-feira (20), no bairro Vale do Ipê, em Ubá, durante uma ação da Polícia Militar no contexto da Operação Hércules V. As prisões ocorreram por volta das 20h45, na Rua Adriano de Pádua Tozzi, após denúncias anônimas indicarem intenso tráfico de drogas em uma linha férrea que liga a via à Rua Dezidério Zanelli.
Ao monitorarem o local, os militares flagraram dois suspeitos entregando algo a usuários. Ao perceberem a presença policial, os indivíduos fugiram para uma área de mata, abandonando uma sacola com 37 pinos de cocaína, 12 buchas de maconha, dois kits com seda e maconha e três frascos de "loló" (substância inalante).
Durante a ação, também foi localizada uma motocicleta em situação regular, registrada no nome de um dos suspeitos, de 30 anos. Enquanto a equipe aguardava no local, outros três homens — de 28, 29 e 32 anos — chegaram gritando pelo apelido do suposto líder do tráfico. Um deles chegou a telefonar para o suspeito, informando que "a área estava limpa" e que havia usuários esperando por drogas.
Com o cerco policial, os dois homens que haviam fugido inicialmente — de 30 e 35 anos — foram capturados. Com eles, os militares encontraram dinheiro e a chave da motocicleta. Testemunhas confirmaram que estavam no local para comprar entorpecentes.
Diligências nas residências dos envolvidos levaram à apreensão de eppendorfs vazios, facas com vestígios de drogas, materiais para embalo de entorpecentes e mais porções de substâncias semelhantes à maconha e cocaína. Na casa do suspeito apontado como líder do tráfico, de 23 anos, os militares foram recebidos pela mãe dele, que fez contato com o filho após os policiais encontrarem materiais ilícitos. O jovem se apresentou voluntariamente.
Durante o registro da ocorrência, o investigado, na presença de sua advogada, chegou a ameaçar os policiais. Um dos presos precisou ser internado após se ferir na tentativa de fuga. A motocicleta foi removida e a ocorrência finalizada no Hospital Santa Isabel.
O suspeito apontado como chefe do grupo já é investigado por envolvimento em um homicídio ocorrido em 2023.
Mín. 14° Máx. 26°