A primeira frente fria significativa do ano, originada no Sul do Brasil, avança lentamente e deve alcançar a Zona da Mata e o Campo das Vertentes apenas no final desta semana. A previsão indica queda nas temperaturas e possibilidade de chuva a partir de sexta-feira (30).
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), uma massa de ar polar atua com maior intensidade sobre o interior da região Sudeste, especialmente no Triângulo Mineiro e no Sul de Minas.
Na Zona da Mata e nas Vertentes, a mudança no clima será mais amena. As manhãs devem ser frias, mas as tardes seguem com temperaturas mais elevadas nos próximos dias. Já no fim de semana, o cenário muda: as temperaturas máximas tendem a cair, com aumento da nebulosidade, possibilidade de chuviscos e formação de nevoeiros.
Segundo o Inmet, as mínimas devem variar entre 11 °C e 14 °C, enquanto as máximas oscilam entre 26 °C e 31 °C. A umidade relativa do ar permanece elevada até sexta-feira, oscilando entre 80% e 100%.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda níveis de umidade entre 40% e 60% para o bem-estar respiratório. A combinação de temperaturas instáveis e umidade elevada pode favorecer o surgimento de doenças respiratórias, comuns durante o outono.
A umidade do ar, que representa a quantidade de vapor de água presente na atmosfera, é um fator importante para o equilíbrio climático, afetando desde a sensação térmica até o padrão das chuvas.
Mín. 14° Máx. 26°