Nos dias 30 e 31 de maio, o Centro Universitário Unifagoc, será sede da 12ª edição da Maratona Mineira de Programação (MMP 2025), uma das principais competições acadêmicas de tecnologia do estado. O evento é promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e reunirá estudantes de diversas instituições mineiras.
Voltada para alunos de graduação e início da pós-graduação, a MMP tem como objetivo estimular a criatividade, o raciocínio lógico e o trabalho em equipe. Durante a maratona, os participantes enfrentam desafios de programação que simulam situações reais do mercado de tecnologia, exigindo soluções eficientes para problemas complexos.
Para receber o evento, o UN investiu em melhorias na infraestrutura do campus. “Preparamos o melhor ambiente, com auditórios e computadores de ponta, para garantir uma excelente experiência aos participantes”, destacou o pró-reitor de Ensino e Desenvolvimento Institucional, professor Marcelo Santos Daibert.
A diretora do curso de Ciência da Computação, professora Ana Amélia de Souza Pereira, comemorou a escolha do centro universitário como sede do evento. “É uma honra receber a Maratona Mineira de Programação de 2025. Estamos de portas abertas para todos”, afirmou.
A MMP 2025 contará com equipes de instituições de diversas regiões de Minas Gerais, como:
CEFET (Belo Horizonte, Divinópolis, Leopoldina, Varginha)
IFMG (Formiga, Ouro Branco, São João Evangelista)
IFSULDEMINAS (Muzambinho)
IFSUDESTE (Juiz de Fora, Muriaé, Rio Pomba)
IFTM (Uberaba, Ituiutaba)
INATEL (Santa Rita do Sapucaí)
PUC Minas (Belo Horizonte)
UFJF (Juiz de Fora)
UFMG (Belo Horizonte)
UFSJ (São João del-Rei, Ouro Branco)
UFU (Uberlândia, Monte Carmelo)
UFV (Viçosa, Florestal)
UNIFAGOC (Ubá)
UNIFEI (Itajubá, Itabira)
UNIFUCAMP (Monte Carmelo)
UNIVIÇOSA (Viçosa)
Criada em 2012, a Maratona Mineira de Programação é inspirada em desafios internacionais e tem como foco o desenvolvimento de habilidades como pensamento crítico, resolução de problemas, colaboração e domínio de algoritmos. Além da competição, o evento promove a integração entre estudantes, professores e profissionais da área, fortalecendo a formação acadêmica e ampliando oportunidades no mercado de trabalho.
Mín. 14° Máx. 25°