Entra em vigor nesta segunda-feira, dia 16, o Pix Automático, nova modalidade de pagamento que permite realizar cobranças recorrentes, como contas de luz, água, mensalidades e assinaturas, de forma semelhante ao débito automático tradicional. A ferramenta, criada pelo Banco Central, é uma extensão do Pix já conhecido pelos brasileiros.
Com o novo serviço, o cliente precisa autorizar a cobrança apenas uma vez. A partir daí, os débitos acontecem de forma automática na conta do pagador, sem necessidade de repetir a autorização a cada pagamento. Inicialmente, desde o final de maio, apenas clientes do Banco do Brasil tinham acesso ao Pix Automático, mas agora a maioria dos bancos começa a liberar a funcionalidade.
O objetivo é beneficiar tanto consumidores quanto empresas, especialmente pequenos negócios e MEIs (Microempreendedores Individuais), que antes enfrentavam dificuldades para aderir ao sistema de débito automático, por conta das exigências de convênios bancários.
A novidade vale apenas para casos em que uma pessoa física faz o pagamento e a cobrança é feita por uma empresa ou prestador de serviço. Para transferências entre pessoas físicas, continua valendo o Pix agendado recorrente.
Entre os exemplos de contas que poderão ser pagas com o Pix Automático estão contas de consumo (água, luz, telefone), mensalidades escolares, academias, serviços de streaming, jornais, clubes de assinatura e outras cobranças mensais.
Além de mais praticidade, o Banco Central promete regras rigorosas de segurança para evitar fraudes. Apenas empresas com mais de seis meses de atividade poderão oferecer o serviço, e os bancos serão responsáveis por validar informações cadastrais e verificar a compatibilidade entre o serviço oferecido e o ramo de atividade da empresa.
A cobrança poderá ser feita a qualquer hora do dia, todos os dias da semana, inclusive em feriados. O cliente ainda terá a opção de cancelar ou ajustar os valores e a frequência dos débitos a qualquer momento.
Mín. 15° Máx. 21°