Sexta, 11 de Julho de 2025
15°

Tempo nublado

Ubá, MG

Economia Previdência Social

Aposentados podem consultar respostas de contestações de descontos do INSS nas agências dos Correios

Aposentados que contestaram descontos associativos já podem conferir as respostas das entidades nas agências dos Correios ou pelo app Meu INSS.

16/06/2025 às 14h43 Atualizada em 25/06/2025 às 10h54
Por: Redação Fonte: Agência Brasil
Compartilhe:
Joédson Alves/Agência Brasil
Joédson Alves/Agência Brasil

A partir desta segunda-feira (16), aposentados e pensionistas que contestaram descontos de mensalidades associativas em seus benefícios previdenciários podem consultar, presencialmente, nas agências dos Correios, as respostas enviadas por sindicatos e associações responsáveis pelas cobranças.

O atendimento é voltado a beneficiários do Regime Geral da Previdência Social que questionaram os descontos ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e que, por algum motivo, preferem ou não conseguem acessar o aplicativo Meu INSS, onde as respostas começaram a ser liberadas no último dia 9.

Nas agências, além de acompanhar o andamento das contestações, os segurados podem verificar se houve descontos não autorizados, apresentar novas reclamações, analisar documentos apresentados pelas entidades ou ainda obter um protocolo com orientações para seguir o processo pelo aplicativo ou pela Central 135.

Segundo o INSS, as associações e sindicatos têm até 15 dias úteis para responder cada contestação recebida. Caso a entidade não comprove a autorização do desconto, o INSS dará início a um processo de cobrança para garantir a devolução dos valores descontados de forma indevida.

Se a associação apresentar justificativas ou documentos dentro do prazo, o aposentado ou pensionista terá 30 dias para manifestar se aceita ou não a resposta. Essa manifestação pode ser feita pelo aplicativo Meu INSS ou presencialmente nos Correios. A lista de agências habilitadas está disponível no site dos Correios e no portal do INSS.

O INSS reforça que, por telefone, não é possível ter acesso aos documentos apresentados pelas entidades, sendo necessário o atendimento pelo app ou nas agências.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias