A Polícia Civil de Minas Gerais, por meio da Delegacia Regional de Ubá, apreendeu um fuzil calibre 5.56, três pistolas calibre 9 mm e uma pistola calibre .40, além de um veículo clonado, durante uma operação realizada na última quarta-feira, dia 18. Cinco indivíduos ligados a facções criminosas foram presos em posse das armas de fogo.
Os suspeitos são investigados por envolvimento em diversos homicídios e roubos na região, incluindo o assassinato de um homem que buscou socorro em uma escola da cidade no início deste mês, além de um latrocínio ocorrido em Visconde do Rio Branco, onde, ao tentarem roubar um cordão de ouro, os autores alvejaram um idoso no pescoço. A vítima não resistiu e morreu dias depois.
Segundo a Polícia Civil, a operação tem como objetivo desarticular organizações criminosas com histórico de crimes violentos e uso de armamento de alto poder ofensivo na região. As investigações apontam que o grupo vinha cometendo delitos para financiar a aquisição de armas, proteções balísticas e até veículos blindados, que seriam utilizados tanto no confronto com facções rivais quanto na prática de novos crimes. Durante a investigação, uma Land Rover blindada pertencente ao grupo também foi apreendida.
De acordo com o delegado regional de Ubá, Dr. Bruno Salles Mattos, "a apreensão de hoje é um grande golpe na estrutura da organização criminosa que tem trazido insegurança à população da região. Ações como essa reforçam o compromisso da Polícia Civil de reprimir os crimes com investigações qualificadas e ações estratégicas".
Os presos foram encaminhados ao sistema prisional e permanecem à disposição da Justiça.
Mín. 15° Máx. 21°