O inverno começa nesta sexta-feira, dia 20 de junho, às 23h42 (horário de Brasília), com a chegada do solstício de inverno no Hemisfério Sul. A data é marcada pelo dia mais curto e pela noite mais longa do ano. Segundo o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), esse fenômeno acontece quando o Sol atinge seu ponto mais distante em relação à linha do Equador, fazendo com que sua trajetória no céu pareça “parada” por um breve período — daí a origem do termo “solstício”, do latim, que significa “Sol parado”.
O início das estações do ano é definido por eventos astronômicos: os solstícios (inverno e verão) e os equinócios (outono e primavera), resultado da inclinação do eixo da Terra e de seu movimento de translação ao redor do Sol.
Além do fenômeno astronômico, a previsão meteorológica aponta que o inverno deste ano será mais frio que os anteriores, com temperaturas voltando aos padrões típicos da estação após dois anos de invernos mais quentes, influenciados por fenômenos como El Niño e La Niña.
Em Minas Gerais, o inverno começa no auge da estação seca. Os meses de julho e agosto devem ter pouca ou nenhuma chuva, céu com poucas nuvens e grande amplitude térmica: manhãs geladas seguidas de tardes com temperaturas mais amenas ou até quentes.
Outro destaque é a baixa umidade relativa do ar, que pode ficar abaixo dos 30%, principalmente no final de julho, aumentando os riscos para a saúde respiratória e para a propagação de queimadas em áreas de vegetação.
A previsão é de que massas de ar frio cheguem com intensidade suficiente para provocar quedas bruscas de temperatura de um dia para o outro e manter os termômetros baixos por vários dias consecutivos.
O inverno seguirá até o dia 22 de setembro, quando começa a primavera no Hemisfério Sul.
Mín. 15° Máx. 21°