Domingo, 11 de Abril de 2021
32988505633
Estado Crise no Estado

Zema admite que sistema de saúde entrou em colapso em Minas Gerais

O governador justificou a adoção da onda roxa do programa Minas Consciente para todo o Estado, dizendo que está sendo

16/03/2021 12h00 Atualizada há 4 semanas
168
Por: Redação Fonte: Rádio Itatiaia
Zema admite que sistema de saúde entrou em colapso em Minas Gerais

Em entrevista coletiva na manhã desta terça-feira (16), o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), admitiu que o sistema de saúde do Estado "entrou em colapso", em decorrência da pandemia de covid-19. Segundo ele, embora seja possível ampliar o número de leitos no Estado, não há a quantidade necessária de profissionais de saúde para atuar neste momento.

⠀"Dá para ampliar a capacidade [de leitos nos hospitais]. Mas não existe profissionais e todos estão exaustos. Há um ano, profissionais de saúde tem se dedicado de corpo e alma e hoje eles não têm mais disponibilidade. Já foram chamados por todo o Brasil, por todo o mundo e hoje temos essa limitação", explicou.

⠀"Começamos a assistir cenas de horror. Pessoas clamando por atendimento e não temos vagas nas unidades de saúde. Não queremos que Minas Gerais seja palco das cenas mais tristes que já vimos nos últimos tempos", completou.

⠀Isolamento social

⠀O governador justificou a adoção da onda roxa do programa Minas Consciente para todo o Estado, dizendo que está sendo "obrigado" a escolher entre a vida e a morte.

⠀Nessa fase, que, a princípio, tem duração de 15 dias, só é permitido o funcionamento de serviços essenciais e a circulação de pessoas fica limitada aos funcionários e usuários desses estabelecimentos.

⠀"Nosso sistema de saúde entrou em colapso. Mais pessoas procuram os hospitais do que nós temos capacidade de atendimento e não temos outra alternativa a não ser colocarmos um teto no número de casos [de covid-19]. A única medida que existe até hoje é a vacinação, que está em andamento, mas em passos lentos, e também o isolamento social. Nós estamos sendo obrigados a optarmos entre continuar vivendo como se nada estivesse acontecendo ou termos um isolamento para salvarmos muitas vidas e eu sou favorável a salvar vidas", afirmou.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ubá - MG
Atualizado às 15h34 - Fonte: Climatempo
32°
Poucas nuvens

Mín. 17° Máx. 32°

32° Sensação
6.7 km/h Vento
38.3% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (12/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 33°

Sol com algumas nuvens
Terça (13/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias