Sexta, 12 de Junho de 2026 23:50
32 99868-6047
Geral Carnaval 2026

Polícia Civil de Ubá lança campanha contra importunação sexual às vésperas do Carnaval

Ação educativa “Depois do Não é Crime, Uai” reforça limites do consentimento e orienta foliões sobre como denunciar abusos

14/02/2026 10h29 Atualizada há 4 meses atrás
Por: Redação Fonte: PCMG
A iniciativa ocorreu na fachada da Delegacia Regional em Ubá. Fotos: Divulgação/PCMG
A iniciativa ocorreu na fachada da Delegacia Regional em Ubá. Fotos: Divulgação/PCMG

Com a chegada das festividades carnavalescas, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) realizou, na tarde desta sexta-feira (13/2), uma ação estratégica de prevenção em Ubá. A Delegacia Regional promoveu a campanha educativa “Depois do Não é Crime, Uai”, voltada ao combate à importunação sexual e à promoção do respeito durante o período de folia.

A iniciativa ocorreu na fachada da Delegacia Regional, onde policiais civis abordaram cidadãos para distribuir panfletos informativos e adesivos temáticos. A ação teve como objetivo esclarecer os limites do consentimento e reforçar que atos libidinosos praticados sem a anuência da vítima configuram crime, conforme a Lei 13.718/18.

Com linguagem direta e regional, a campanha busca conscientizar foliões e a população em geral sobre a gravidade da importunação sexual, crime que pode resultar em pena de um a cinco anos de reclusão. Durante a mobilização, a equipe da Delegacia Regional permaneceu à disposição para esclarecer dúvidas e orientar mulheres sobre como proceder e onde buscar ajuda em caso de abusos.

Segundo a delegada regional de Ubá, Dra. Fabrícia Noronha, a prevenção é tão importante para a segurança pública quanto a investigação.

“O Carnaval é um momento de celebração, mas a alegria não pode servir de desculpa para o desrespeito. Nossa campanha ‘Depois do Não é Crime, Uai’ é um lembrete de que o limite é claro: o consentimento é fundamental”, afirmou. “Estamos nas ruas não apenas para reprimir o crime, mas para educar e garantir que todas as mulheres e foliões possam se divertir com dignidade. A Polícia Civil de Ubá está atenta e o recado é simples: se ela disse não, qualquer insistência é crime”, concluiu a delegada.

A Polícia Civil destacou ainda que, além do trabalho educativo, as forças de segurança seguem atuando de forma integrada para garantir a ordem pública. Denúncias de importunação sexual podem ser feitas em qualquer unidade policial.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ubá, MG
Atualizado às 18h16
21°
Tempo nublado

Mín. 15° Máx. 26°

21° Sensação
2.05 km/h Vento
81% Umidade do ar
94% (0.78mm) Chance de chuva
Amanhã (13/06)

Mín. 18° Máx. 29°

Chuvas esparsas
Domingo (14/06)

Mín. 17° Máx. 27°

Chuvas esparsas
Ele1 - Criar site de notícias