As placas de veículos fabricados no Brasil poderão voltar a exibir o nome da cidade e do estado de registro. A proposta foi aprovada nesta terça-feira (14) pela Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados, por meio do Projeto de Lei 3214/23, que altera o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
O texto também prevê a inclusão da bandeira da unidade da federação nas placas. De acordo com o autor da proposta, senador Esperidião Amin (PP-SC), a medida pode facilitar o trabalho de órgãos de segurança e fiscalização.
Segundo o parlamentar, a identificação da origem dos veículos tende a contribuir em situações como infrações de trânsito, além de casos de roubo, furto e outros crimes relacionados.
O relator do projeto na comissão, deputado Hugo Leal (PSD-RJ), manifestou-se favorável à proposta. Para ele, a iniciativa também resgata o valor cultural das placas, fortalecendo o sentimento de pertencimento regional e identidade local.
A proposta já foi aprovada no Senado Federal e ainda será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), em caráter conclusivo. Para entrar em vigor, o projeto precisa ser aprovado pela Câmara dos Deputados e sancionado pela Presidência da República. Caso se torne lei, a mudança passará a valer um ano após a publicação.
Vídeo Motociclista cai em trecho em obras da Avenida Beira-Rio na manhã deste domingo em Ubá
Representatividade Ubá passa a integrar coordenação do Fórum Minas sem Miséria e participa da entrega de relatório à ALMG
Informe Alerta de segurança: mais de 320 mil raios neste ano reforçam cuidados durante tempestades
Lei Seca Lei pode impor multa de até R$ 29 mil e 10 anos sem CNH para motoristas alcoolizados envolvidos em mortes
Auxílio Famílias cadastradas devem validar informações para ter direito ao pagamento do Auxílio Reconstrução, no valor de R$ 7,3 mil
Serviço Polícia Civil promove ação para emissão de carteiras de identidade em Ubá Mín. 19° Máx. 28°
Mín. 19° Máx. 23°
ChuvaMín. 19° Máx. 23°
Chuvas esparsas
Rosiane Souza - É Comunicando que se Vende Copa do Mundo: quando o evento movimenta muito mais do que o futebol
Momento Rural - André Ribeiro Calcário e gesso agrícola: aliados diferentes na fertilidade do solo
Coluna Philipe Cordeiro O varejo asiático não vende só produtos. Ele vende experiência, velocidade e obsessão pelo detalhe.
Conexão & Opinião Governo enfrenta derrotas políticas e vê reprovação crescer no país