Domingo, 07 de Junho de 2026 14:30
32 99868-6047
Geral Representatividade

Ubá passa a integrar coordenação do Fórum Minas sem Miséria e participa da entrega de relatório à ALMG

Município participou da construção de propostas para o Plano Mineiro de Combate à Miséria e assumiu posição de destaque no comitê estadual

07/05/2026 13h45 Atualizada há 4 semanas atrás
Por: Redação Fonte: Assessoria de Comunicação da PMU
Foto: Divulgação/PMU
Foto: Divulgação/PMU

O município de Ubá passou a integrar a coordenação do comitê de representação do Fórum Técnico Minas sem Miséria e participou, no último dia 29 de abril, da entrega do relatório final ao presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Tadeu Martins Leite, em Belo Horizonte.

A iniciativa foi promovida pela ALMG, sob coordenação da deputada Bella Gonçalves, com o objetivo de ouvir representantes da sociedade civil e instituições públicas para contribuir na elaboração do Plano Mineiro de Combate à Miséria. O plano está previsto na legislação que institui o Fundo de Erradicação da Miséria (FEM) e busca fortalecer políticas públicas voltadas à redução da pobreza em Minas Gerais.

O Fórum Técnico Minas sem Miséria foi realizado em diferentes etapas, incluindo cinco encontros regionais, consulta pública online e um encontro final para eleição do comitê de representação. Após essa fase, novas reuniões foram promovidas para consolidação das propostas apresentadas, resultando na elaboração do relatório entregue à Assembleia Legislativa.

O documento reúne diretrizes relacionadas a áreas como segurança alimentar e nutricional, trabalho, educação, assistência social, saúde, moradia, diversidade, meio ambiente e território.

A participação de Ubá ocorreu por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Ambiente, com atuação da nutricionista Gisely Peron Gasparoni. Ela participou do encontro regional realizado em Juiz de Fora, onde foi eleita representante para o evento final.

Durante os debates, Gisely colaborou na elaboração de propostas ligadas à soberania e segurança alimentar e nutricional. Posteriormente, foi escolhida como representante regional da Zona da Mata no comitê de representação, composto por 37 membros responsáveis pela consolidação do relatório final.

O grupo definiu três coordenadoras para conduzir os trabalhos: Gisely Peron Gasparoni, representando a Prefeitura de Ubá; Francisca Maria da Silva, do Conselho Estadual de Saúde; e Liliane Ângela Dutra da Silva, do Conselho Municipal de Assistência Social de Juiz de Fora.

No dia 29 de abril, as coordenadoras estiveram na sede da ALMG para oficializar a entrega do documento final e reforçar o compromisso com a construção do Plano Minas sem Miséria.

Segundo Gisely Peron Gasparoni, a participação no processo destacou a importância do envolvimento dos municípios na formulação de políticas públicas voltadas à garantia dos direitos sociais.

Com a participação no comitê, Ubá amplia sua presença nos debates estaduais relacionados ao combate à pobreza e à redução das desigualdades sociais em Minas Gerais.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ubá, MG
Atualizado às 12h16
23°
Tempo limpo

Mín. 12° Máx. 24°

23° Sensação
1.34 km/h Vento
51% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (08/06)

Mín. 12° Máx. 23°

Tempo nublado
Terça (09/06)

Mín. 13° Máx. 23°

Tempo nublado
Ele1 - Criar site de notícias