O município de Ubá passou a integrar a coordenação do comitê de representação do Fórum Técnico Minas sem Miséria e participou, no último dia 29 de abril, da entrega do relatório final ao presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Tadeu Martins Leite, em Belo Horizonte.
A iniciativa foi promovida pela ALMG, sob coordenação da deputada Bella Gonçalves, com o objetivo de ouvir representantes da sociedade civil e instituições públicas para contribuir na elaboração do Plano Mineiro de Combate à Miséria. O plano está previsto na legislação que institui o Fundo de Erradicação da Miséria (FEM) e busca fortalecer políticas públicas voltadas à redução da pobreza em Minas Gerais.
O Fórum Técnico Minas sem Miséria foi realizado em diferentes etapas, incluindo cinco encontros regionais, consulta pública online e um encontro final para eleição do comitê de representação. Após essa fase, novas reuniões foram promovidas para consolidação das propostas apresentadas, resultando na elaboração do relatório entregue à Assembleia Legislativa.
O documento reúne diretrizes relacionadas a áreas como segurança alimentar e nutricional, trabalho, educação, assistência social, saúde, moradia, diversidade, meio ambiente e território.
A participação de Ubá ocorreu por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Ambiente, com atuação da nutricionista Gisely Peron Gasparoni. Ela participou do encontro regional realizado em Juiz de Fora, onde foi eleita representante para o evento final.
Durante os debates, Gisely colaborou na elaboração de propostas ligadas à soberania e segurança alimentar e nutricional. Posteriormente, foi escolhida como representante regional da Zona da Mata no comitê de representação, composto por 37 membros responsáveis pela consolidação do relatório final.
O grupo definiu três coordenadoras para conduzir os trabalhos: Gisely Peron Gasparoni, representando a Prefeitura de Ubá; Francisca Maria da Silva, do Conselho Estadual de Saúde; e Liliane Ângela Dutra da Silva, do Conselho Municipal de Assistência Social de Juiz de Fora.
No dia 29 de abril, as coordenadoras estiveram na sede da ALMG para oficializar a entrega do documento final e reforçar o compromisso com a construção do Plano Minas sem Miséria.
Segundo Gisely Peron Gasparoni, a participação no processo destacou a importância do envolvimento dos municípios na formulação de políticas públicas voltadas à garantia dos direitos sociais.
Com a participação no comitê, Ubá amplia sua presença nos debates estaduais relacionados ao combate à pobreza e à redução das desigualdades sociais em Minas Gerais.
Calendário Nacional Brasil tem menos feriados que a média mundial, aponta levantamento internacional
Serviço Militar Prazo para alistamento militar termina em 30 de junho; jovens devem ficar atentos
Gastronomia Festival de Caldos aquece o inverno e marca nova fase do Garage Gastrobar
Vídeo Motociclista cai em trecho em obras da Avenida Beira-Rio na manhã deste domingo em Ubá
Informe Alerta de segurança: mais de 320 mil raios neste ano reforçam cuidados durante tempestades
Lei Seca Lei pode impor multa de até R$ 29 mil e 10 anos sem CNH para motoristas alcoolizados envolvidos em mortes Mín. 12° Máx. 24°
Mín. 12° Máx. 23°
Tempo nubladoMín. 13° Máx. 23°
Tempo nublado
Momento Rural - André Ribeiro Dia Mundial da Segurança Alimentar: do campo à mesa com qualidade e saúde
Coluna Philipe Cordeiro O consumidor não quer mais escolher. Ele quer confiar.
Conexões Jovens promovem encontros de oração pela reconstrução de Ubá e convidam população para participar
Rosiane Souza - É Comunicando que se Vende Quem não é visto não vende. Mas quem aparece sem estratégia também não.