Estado Estado
Minas inicia instalação de radares inteligentes em rodovias estaduais a partir de junho
Novos equipamentos terão leitura automática de placas e integração de dados para reforçar fiscalização e segurança viária
20/05/2026 15h15 Atualizada há 4 semanas atrás
Por: Redação Fonte: Radio Itatiaia
Reprodução Redes Sociais

O Governo de Minas Gerais anunciou que começará, em junho, a instalação de uma nova geração de radares inteligentes nas rodovias estaduais. De acordo com o Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), os equipamentos contarão com leitura automática de placas em tempo real e cruzamento de informações para ampliar ações de fiscalização e segurança no trânsito.

A previsão é que os primeiros 210 dispositivos sejam implantados nos próximos meses. Os novos radares passarão a integrar a estrutura já existente nas estradas mineiras, atualmente composta por mais de 600 equipamentos. A meta do governo estadual é alcançar 1.300 radares até 2028.

Além de registrar excesso de velocidade, os dispositivos poderão identificar veículos roubados ou clonados, detectar movimentações consideradas atípicas e apontar possíveis irregularidades em transportes fretados e de cargas. O sistema também permitirá integração com bancos de dados de outros órgãos públicos.

Segundo o DER-MG, os locais de instalação foram definidos a partir de estudos técnicos e da análise de trechos com maior índice de acidentes. O órgão afirma que a tecnologia deverá contribuir para direcionar operações de fiscalização e diminuir abordagens aleatórias nas rodovias.

Conforme o diretor de Operação Viária do DER-MG, Rodrigo Santos Colares, o sistema é capaz de reconhecer padrões incomuns de deslocamento e emitir alertas automáticos para as equipes de fiscalização.