Sexta, 07 de Maio de 2021
32988505633
Saúde Vacinação

Minas vai receber mais 600 mil doses da vacina até sexta

Na mesma reunião o governador Romeu Zema anunciou que 70% do estado de Minas Gerais vai sair da onda roxa

15/04/2021 16h18 Atualizada há 2 semanas
210
Por: Redação Fonte: G1 Minas Gerais
Foto: Arquivo Agencia Minas
Foto: Arquivo Agencia Minas

Na mesma reunião em que o governador Romeu Zema anunciou que 70% do estado de Minas Gerais vai sair da onda roxa, ele também avisou que mais 600 mil doses de vacinas contra a Covid-19 vão chegar até esta sexta-feira (16).

Destas, 430 mil serão destinadas para primeira dose. Segundo o governo, "o quantitativo permitirá que 100% dos trabalhadores de Saúde e de idosos acima de 65 anos estejam imunizados em Minas, além de ampliar o público entre 60 e 65 anos no estado e profissionais das forças de Segurança Pública".

Durante a coletiva, o secretário de estado de Saúde, Fábio Baccheretti, falou do impacto da vacina nos óbitos dos idosos em Minas. Segundo ele, as mortes vêm diminuindo nos grupos que receberam mais doses do imunizante, especialmente nos idosos acima de 80 anos.

“Antes o óbito chegava a 8% nos grupos de mais idade e agora está em 3%. Em maio nossa expectativa que é que a média de internação e óbito do grupo mais vulnerável caia ainda mais”, disse Baccheretti.

Chegada de 'kit intubação'

O secretário informou ainda que o estado vai receber, neste fim de semana, "grande remessa" de medicamentos sedativos que compõe o "kit intubação".

"Vamos receber grande remessa no fim de semana vindo de Xangai, na China. Os medicamentos chegarão nesta quinta-feira em Guarulhos, São Paulo. Alguns leitos no estado foram fechados por causa da falta de medicamento, então esta compra nos deixa mais tranquilos", contou ele.

Em comunicado enviado pela Secretaria de Saúde após a coletiva foi informado que outras 150 mil ampolas de sedativos de "compras unilaterais do Estado" devem chegar até o fim da próxima semana. "O baixo estoque do chamado kit intubação é hoje a maior preocupação do governo mineiro, uma vez que a ausência desses remédios dificulta a manutenção de leitos de UTI, especialmente os destinados aos internados com Covid-19", disse o comunicado.

De acordo com Baccheretti, nos últimos dias a Secretaria de Saúde (SES-MG) precisou distribuir o estoque de medicamentos com base na Rede Solidária, que identifica um local que ainda tem sedativos restantes para que possa ser enviado a outra localidade. “Está ainda muito difícil, mas a nossa expectativa é que a gente regularize nas próximas semanas esse ressuprimento”, salientou.

Ainda de acordo com o secretário, a chegada dos medicamentos foi decisiva para permitir a progressão de metade das macrorregiões do Estado para a onda vermelha do plano Minas Consciente.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ubá - MG
Atualizado às 19h27 - Fonte: Climatempo
24°
Poucas nuvens

Mín. 17° Máx. 33°

24° Sensação
13.1 km/h Vento
59.5% Umidade do ar
90% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (08/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 28°

Sol com muitas nuvens e chuva
Domingo (09/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 27°

Sol com muitas nuvens e chuva
Ele1 - Criar site de notícias