Sexta, 07 de Maio de 2021
32988505633
Saúde Imunização

Médico faz alerta sobre imunização contra a Covid "Dosar anticorpos após tomar a vacina é inútil"

O cardiologista Dr. Ricardo Ghetti explica que o melhor método para identificar a eficácia de uma vacina, é a capacidade dela de reduzir o número de novos casos da doença na população

16/04/2021 11h08 Atualizada há 1 semana
860
Por: Redação
Dr. Ricardo Ghetti - médico Cardiologista Intervencionista e Coordenador da Hemodinâmica do Hospital Santa Isabel (Foto: Arquivo Pessoal)
Dr. Ricardo Ghetti - médico Cardiologista Intervencionista e Coordenador da Hemodinâmica do Hospital Santa Isabel (Foto: Arquivo Pessoal)

Uma das principais dúvidas que acompanham aqueles que receberam a vacina contra a Covid-19 é saber se estão, definitivamente, imunizados. Uma das alternativas que muitos procuram é dosar o IgG (anticorpos anti-coronavírus).

Porém, de acordo com o médico Cardiologista Intervencionista e Coordenador da Hemodinâmica do Hospital Santa Isabel de Ubá Dr. Ricardo Ghetti, o método é inútil. "Os testes de anticorpos não testam a vacina. Para isso, tivemos os testes clínicos de eficácia que foram realizados antes da vacina ser comercializada. Os testes de anticorpos servem para verificar prevalência de uma doença na população. Mas não dizem se alguém está ou não protegido", afirmou o médico em nota.

Segundo ele, o melhor método para identificar a eficácia de uma vacina, é a capacidade dela de reduzir o número de novos casos da doença na população. "A grosso modo, o vírus é composto de proteína N (interior do vírus) e proteína S (capa do vírus). Os testes rápidos de farmácia geralmente estão calibrados para detectar anticorpos contra a proteína N. É a proteína mais abundante do SARS-Cov2, e quem já teve a doença costuma apresentar anticorpos para ela. Mas quem foi vacinado, em geral, não. Isso porque quase todas as vacinas usam a proteína S (Pfizer e Astra Zeneca por exemplox), e não vão produzir anticorpos contra a proteína N. Mesmo na Coronavac, que trabalha com o vírus inteiro, não há garantia de que anticorpos abundantes contra proteína N serão detectados", explicou.

Teste Sorológico cumpre esse papel?

Ainda segundo o médico, o teste sorológico feito em laboratório é capaz de medir os anticorpos contra a proteína S, mas mesmo se vier negativo, ou com 'valor baixo', também não quer dizer que a vacina não funcionou. "Anticorpos não são a única defesa que temos. Além deles, temos os linfócitos T, que são produzidos contra vários ´pedacinhos do vírus´, e células de memória. Os testes de anticorpo (IgG) não conseguem dosar esse tipo de defesa celular. Mesmo quando não temos anticorpos IgG detectáveis no sangue, podemos ter células de memória, prontinhas pra produzir mais anticorpos, e mais linfócitos T, assim que o vírus chegar", elucidou Dr. Ricardo que completou explicando ainda que não é incomum termos um número pequeno de anticorpos logo após a vacina, e meses depois, um número bem alto. "A pessoa teve contato com o vírus, e por estar vacinada, as células de memória agiram rapidamente".⠀

'Poucos anticorpos'

Segundo o Cardiologista, ainda não é possível saber o quanto de anticorpos ou de células T são necessários para que a pessoa esteja protegida. "Enquanto não definirmos melhor esse número, falar em muito ou pouco não faz nenhum sentido", afirmou o médico. "Até agora todos os testes indicam que as vacinas cumprem esse papel então tome sua vacina tranquilamente, use máscara, mantenha distanciamento, e continue observando as medidas preventivas", finalizou.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ubá - MG
Atualizado às 19h27 - Fonte: Climatempo
24°
Poucas nuvens

Mín. 17° Máx. 33°

24° Sensação
13.1 km/h Vento
59.5% Umidade do ar
90% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (08/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 28°

Sol com muitas nuvens e chuva
Domingo (09/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 27°

Sol com muitas nuvens e chuva
Ele1 - Criar site de notícias