Sexta, 07 de Maio de 2021
32988505633
Estado Meio Ambiente

Copasa investe mais de R$ 1 mi em preservação de mananciais em microbacias

Plantio de mudas, cercamento de nascentes e adequação de estradas rurais são algumas das medidas

16/04/2021 11h44 Atualizada há 3 semanas
153
Por: Redação Fonte: Secom Minas Gerais
Divulgação / Copasa
Divulgação / Copasa

Por meio do Programa Pró-Mananciais, a Copasa irá investir, em 2021, mais de R$ 1 milhão em ações para preservar microbacias situadas nas regiões de Alto Paranaíba, Noroeste, Pontal e Triângulo Mineiro. Os recursos serão aplicados na construção de quase 26 quilômetros de cercas ao redor de nascentes e matas ciliares; plantio de 2,5 mil  mudas de árvores nativas; regularização de mais de 30 quilômetros de estradas rurais; e construção de mais de mil bacias de acumulação de água de chuva e de 22 quilômetros de curvas de nível.

O supervisor socioambiental da Copasa, Fernando Corrêa, explica que as atividades têm objetivo de preservar os mananciais utilizados para o abastecimento público da região. “Elas irão evitar a devastação das reservas e o pisoteio de olhos d’água pelo gado. Além disso, vão prevenir o carreamento de terra para os cursos d’água locais e contribuir com a infiltração de água no solo, que, consequentemente, irá auxiliar no aumento da vazão de água nas nascentes”, explica.

Balanço

Desde a implantação do programa, em 2017, na microbacia do córrego do Bauzinho, na localidade de Pindaíbas, e na microbacia do córrego do Bom Sucesso, ambos em Patos de Minas, já foram plantadas 13 mil mudas. Também foram construídos 23 mil metros de cercas no entorno de áreas de preservação permanentes, adequados 8,7 mil metros de estradas, feitos 54 bolsões e 20 bigodes para direcionar e acumular a água de chuva.

Essas ações contam com apoio dos moradores que são beneficiários das atividades desenvolvidas pela Copasa, por meio do Pró-Mananciais. No início de 2020, a propriedade do produtor rural de Pindaíbas, Cézar Lopes, foi contemplada com o plantio de mudas e cercamento ao redor de duas nascentes. “Com apenas 12 meses que a Copasa iniciou os trabalhos por aqui, já sentimos a diferença nos resultados. Em comparação com os anos anteriores, durante a época da seca, a disponibilidade de água está muito melhor”, ressaltou.

Pró-Mananciais

O Programa de Proteção e Recuperação de Mananciais (Pró-Mananciais) atua na mobilização da comunidade e de instituições parceiras, com objetivo de construir coletivamente o sentimento de pertencimento da população à microbacia da região onde está inserida. A iniciativa conta com aprovação da  Agência Reguladora dos Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário de Minas Gerais (Arsae-MG) e está presente em mais de 220 municípios em que a Copasa detém a concessão dos serviços.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ubá - MG
Atualizado às 18h25 - Fonte: Climatempo
25°
Poucas nuvens

Mín. 17° Máx. 33°

25° Sensação
12.3 km/h Vento
49.3% Umidade do ar
90% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (08/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 28°

Sol com muitas nuvens e chuva
Domingo (09/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 27°

Sol com muitas nuvens e chuva
Ele1 - Criar site de notícias